O Sexo Entre as Testemunhas de Jeová

Postado na(o)
  • domingo, 20 de novembro de 2011
  • escrito por
  • Eduardo G. Junior
  • nos
  • Marcadores:
  • O Sexo Entre as Testemunhas de Jeová

    por Eduardo Galvão


    JEOVÁ, TESTEMUNHAS, SEXO, PORNEIA, FORNICAÇÃOÉ inegável que o Cristianismo tem impregnado o conceito do Ocidente sobre o sexo. Quem nasceu em um lar cristão sabe o quanto o sexo é visto como uma coisa proibida, vergonhosa e do qual se deve fugir.

    Durante os 12 anos em que fui Testemunha de Jeová fui doutrinado a “fugi da fornicação” (1 Cor. 6:18). Fui criado no conceito de que, como jovem solteiro, deveria fugir de todo e qualquer contato sexual. Até mesmo meus pensamentos estavam restringidos de pensar em tal “pecado”.

    Embora tenha citado no título da postagem as Testemunhas de Jeová (TJs), que considero o caso mais grave, o mesmo se aplica ao Cristianismo como um todo.

    Logo de início, quando era adolescente, eu nem ao menos sabia o que significava a palavra “fornicação” em português. Com o tempo, aprendi que, de forma geral, “fornicação” significava “relação sexual entre pessoas não casadas.”

    No entanto, para as Testemunhas de Jeová, “fornicação” é bem mais que isso. Segundo suas próprias fontes de estudo, “fornicação” tem a seguinte definição:

    A palavra grega porneía, traduzida “fornicação”, tem um sentido bastante amplo. Ela se refere às relações sexuais entre os que não são casados e enfoca o uso errado dos órgãos sexuais. Porneía inclui diversos atos como o sexo oral, o sexo anal e masturbar outra pessoa — conduta que costuma ser associada com casas de prostituição... (A Sentinela, 2/15/2004 p. 13. par. 15)

    Conforme usada na Bíblia, a palavra “fornicação” (em grego, porneía) refere-se a relações sexuais ilícitas fora do casamento biblicamente válido. Inclui adultério, prostituição e relações sexuais entre pessoas não casadas; bem como sexo oral e anal e acariciar os órgãos genitais de alguém com quem não se está casado. Inclui também a prática desses atos com alguém do mesmo sexo e a bestialidade. (Amor de Deus, 2008, p.99)

    Fornicação (do grego porneía) refere-se a relações sexuais ilícitas fora do casamento aprovado pelas Escrituras. Inclui adultério, prostituição e relações sexuais entre pessoas não-casadas, bem como sexo oral e anal e a manipulação sexual dos órgãos genitais de alguém com quem a pessoa não é casada. A pessoa que sem se arrepender pratica a fornicação não tem lugar na congregação cristã. (A Sentinela 15/7/2006, p. 29-30)

    A palavra grega original para fornicação, porneía, refere-se a todas as atividades sexuais ilícitas que envolvem o uso dos órgãos genitais fora dos laços do matrimônio. Isto inclui o sexo oral e carícias deliberadas nos órgãos sexuais. Diversos jovens cristãos se envolveram em tais práticas, imaginando que realmente não estavam cometendo fornicação... (A Sentinela 1/9/1999, p. 13)

    Por exemplo, alguns jovens praticam sexo oral, anal ou masturbação mútua alegando que tais atos não são tão maus assim, pois, segundo pensam, tecnicamente não são relações sexuais. Esses jovens se esquecem, ou preferem desconsiderar, que a palavra bíblica para fornicação inclui todas essas práticas. Trata-se de conduta errada pela qual a pessoa pode até ser desassociada... (A Sentinela 15/12/2008 p. 9)

    Em todas essas citações acima, nós percebemos qual o conceito que as Testemunhas de Jeová têm sobre a palavra “fornicação”. Com essa definição, os anciãos, que são os líderes espirituais nas congregações, policiam a vida dos membros da mesma, principalmente dos jovens, para que estes não possam cometer qualquer das modalidades de “fornicação”, conforme eles mesmos ditam.

    Essas citações mostram que, para as Testemunhas de Jeová, quando casais de namorados, ou noivos, até mesmo tocam nos órgãos sexuais do seu respectivo par, eles estão cometendo fornicação. Quando isso se torna de conhecimento dos anciãos da congregação, o casal é disciplinado, ou seja, punido de alguma forma, ou até mesmo expulso.

    Tive muitos amigos que passaram por esse problema. Vi como sofriam por terem cometido o “pecado” de tocarem no corpo de suas namoradas, ou noivas. Mas, a coisa que mais me perguntava era: Como Jeová poderia considerar o toque nos órgãos sexuais algo tão pecaminoso assim?

    Na época, eu ainda acreditava que a Bíblia era literalmente inspirada por Deus. Por causa desses assuntos, resolvi fazer uma pesquisa sobre a palavra grega  πορνεια (porneia) que é a palavra normalmente traduzida nas Bíblias em português por “fornicação”. O que eu descobri me levou a perder a confiança não apenas no Cristianismo, mas principalmente nas Testemunhas de Jeová.

    §1. Porneia no Novo Testamento


    No Novo Testamento existem várias palavras que estão relacionadas ao sexo. Em praticamente a totalidade dos casos, o sexo é mencionado no NT em forma de proibição. A palavra mais usada é πορνεια (Gr.: porneia), ocorrendo cerca de 25 vezes. Ela é constituída da palavra πορνευω (Gr.: porneuo) que significa basicamente “vender”. — A Greek and English Lexicon, Wright, 1861, p. 356; A Lexicon of the Homeric Dialect, Cunliffe, 1963, pp. 326-327; Greek-English Lexicon: Abridged Edition, Liddell & Scott, Oxford, 1871, impressão de 1994, p. 555; An Intermediate Greek-English Lexicon, Liddell & Scott, Oxford, 1997 (primeira edição 1889), p. 635.

    FORNICAÇÃO, GREGO, SIGNIFICADOCom isso, nós observamos que a ideia original de πορνεια é de “venda”. Por esse motivo, todo e qualquer dicionário de grego comenta que seu significado exato é de “prostituição”, quando alguém “vende” seu corpo para ser abusado sexualmente. Um outro motivo é que, no mundo Greco-Romano, os escravos também serviam para as relações sexuais, haviam mercados de escravos com essa objetividade. (Cf. Porneia - Fundo Histórico do Novo Testamento) Todos os dicionários a seguir dizem “prostituição” e seus derivados para πορνεια ao invés de “fornicação”: An Intermediate Greek-English Lexicon, Liddell & Scott, Oxford, 1997 (primeira edição 1889), p. 662; Hippocrene Standard Dictionary: Greek-English, 1998, p. 261; NTC’s New College Greek and English Dictionary, Nathanail, 1990, p. 169; Divry’s English-Greek and Greek-English Desk Dictionary, 1996, p. 652 (Greek-English), Composition of Scientific Words: A manual of methods and a lexicon of materials for the practice of logotechnics, Brown, 1956, p. 626; Oxford Greek-English Learner’s Dictionary, Stavropoulos, 1988, p. 727; The Vocabulary of the Greek Testament, Moulton / Milligan, 1930 (reimpresso 1949), p. 529.

    Certo site comenta:

    PROSTITUIÇÃO (131): Grego PORNEIA (de PERNHMI: “vender”) – não significa “fornicação” (relações sexuais fora do casamento sem ser adultério) mas, antes, “prostituição” (culto sexual ou commercial, como na pornografia); veja Mc 7:21, Tom. 105, bem como o artigo de Bruce Malina in the journal Novum Testamentum 1972; proibido de Dt. 23:17 [Kuriakon]

    Em outras palavras, nos lugares do Novo Testamento em que se diz “fornicação”, o correto seria “prostituição”. The Unvarnished New Testament: A New Translation from the Original Greek, Andy Gaus, 1991, p. 315 diz: “mas com respeito as tentações da prostituição…” (1 Cor. 7:1) Outras versões interlineares do NT grego dizem o mesmo.

    Na Septuaginta (LXX), que foi a primeira tradução do Antigo Testamento para o grego koiné, que é o mesmo grego usado no Novo Testamento, a palavra grega πορνεια ocorre 37 vezes e em praticamente todas temos a tradução “prostituição” e seus derivados, até mesmo dentro dos livros Apócrifos e Pseudepígrafos. Embora a prostituição fosse algo comum nos tempos do AT, assim como no NT, houve uma Cristianização do termo grego. Os escritores neotestamentários deram uma nova roupagem à palavra πορνεια.

    Em Mateus 5:32 a palavra πορνεια (porneia) é usada em relação à μοιχαω (moichao) que significa “adultério”, mas ao mesmo tempo é diferenciada do último, como em Mateus 15:19. É mencionada em relação a um cristão que vivia sexualmente com a madrasta em 1 Coríntios 5:1; mencionada de forma separada de “impureza” e “conduta desenfreada” em 2 Coríntios 12:21; relacionada com “impureza” e “ganância” em Efésios 5:3; citada em relação a atos pecaminosos bastante sérios, de acordo com o Cristianismo, como “práticas de espiritismo”, “assassinato” e “furto”. Embora o uso de πορνεια seja simbólico também, como quando um servo de Deus o trai, adorando outros deuses, em Apocalipse 19:3 é mencionado em relação a uma “meretriz”, o que nos remete à “prostituição”.

    Mesmo ao ler todo e qualquer versículo onde πορνεια ocorre, em nenhum momento vemos essa palavra ser usada para se referir a “sexo pré-marital” e muito menos ainda “manipulação dos órgãos sexuais”, “sexo anal e oral”, conforme dizem as Testemunhas de Jeová.

    Alguns dicionários dizem que πορνεια se refere a vários atos sexuais “ilícitos” (A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature, Walter Bauer, 1958, revised by Arndt / Gingrich 1979, p. 693) “relação sexual ilícita de modo geral” (The New Unger’s Bible Dictionary, 1988, p. 441). A palavra “ilícito” significa “aquilo que é contra a lei”. A pergunta é, qual lei? A lei de quem? Ora, se estamos falando do Deus judaico-cristão, então estamos falando da Lei Divina, a Bíblia.

    Dessa forma, segundo alguns especialistas em grego, πορνεια significa todo ato sexual que é contra a lei de Deus. Resta-nos agora, procurar saber qual era a lei de Deus no AT com relação ao sexo e assim definir as coisas que seriam “ilícitas”, ou seja, “contra essa lei”. O problema é que, como veremos em outros artigo, a Bíblia, em seus 66 livros, contém conceitos diferentes sobre o sexo.

    Falando sobre o AT, encontramos lei contra adultério (Êx. 20:14), contra o incesto (Dt. 27:22; Lv. 18:6), a bestialidade (Êx. 22:19) e o homosexualismo (Lv. 18:22). No entanto, não há qualquer lei direta de Yahweh no AT ordenando o homem e a mulher a casar virgens. A virgindade é mencionada no judaísmo, mas sempre em relação a mulher, o que mostra que a virgindade era bem vista nos tempos do AT apenas com relação a mulher, o que não pareceria algo justo, se fosse, de fato, uma lei Divina para todo o Israel, homens e mulheres. Isso nos leva a ver que era apenas cultural a mulher ser virgem entre os judeus.

    Assim, as coisas “ilícitas”, ou contrárias as leis de Yahweh, seriam justamente esses pecados que acabamos de alistar. Isso inclui pecados contrários as leis da natureza de Deus, como bestialidade, necrofilia e pedofilia. Os dicionários podem dizer “todo tipo de relação sexual ilícita”, porque no AT haviam vários detalhes desnaturais no sexo que deveriam ser evitados, como no caso de ter relação com uma mulher mestruada. – Lv. 15:24.

    Portanto, a palavra πορνεια  originalmente nada tem a ver com a palavra “fornicação”, ou sexo pré-marital. Seu significado é relacionado a prostituição e outros atos sexuais contra as leis divinas do AT ou da natureza no geral.

    Se você pesquisar sobre os livros apócrifos do Novo Testamento, escritos por várias seitas cristãs no início de seu advento, observará que se desenvolveu um conceito muito negativo da sexualidade. O NT exalta a virgindade, um contraste do AT que é quase indiferente, principalmente para a figura masculina. Existe, no entanto, uma explicação bem racional para os cristãos primitivos desenvolverem tal repulsa ao sexo. O universo Greco-Romano era extremamente depravado e, além disso, a promiscuidade estava relacionada à religião pagã. Uma vez que o Cristianismo veio para eradicar o paganismo, eles teriam que militar também contra a promiscuidade, assim a vida “santa” seria uma vida sem sexo.

    Uma vez unida o desprezo pelo sexo com a exaltação da virgindade, o sexo pré-marital passou a ser condenado, ou seja, ilícito e assim, traduzido como “fornicação” pelos cristãos desde há muito.

    §2. Resultado da Má Tradução de Porneia


    O Cristianismo, por meio dessa tradução errada de πορνεια, introduziu o conceito de “virgindade”, sexo só depois do casamento. As TJs se apropriaram dessa definição e foram ainda mais longe. Dessa forma, para as TJs, πορνεια não é apenas sexo pré-marital; se você simplesmente acariciar os órgãos sexuais de seu respectivo par, você já está praticando fornicação, embora eles admitam que é um tipo mais leve de fornicação, embora seja um pecado que possa levar a sua expulsão da religião.

    Essa definição foi inventada pelas Testemunhas de Jeová para que possam policiar em todos os detalhes a vida sexual dos seus integrantes. Podemos dizer que πορνεια passou por uma Cristianização e depois por uma Jeovanização, passando de “prostituição” para “um mero acariciar dos órgão sexuais de outra pessoa”

    Que πορνεια não tem originalmente esse sentido pode até mesmo ser visto no livro Estudo Perspicaz das Escrituras, publicado pelas próprias Testemunhas de Jeová:

    Relações sexuais ilícitas fora do vínculo marital, bíblico. O verbo hebraico zanáh e suas formas aparentadas transmitem a idéia de libertinagem sexual, relações sexuais imorais, fornicação ou prostituição. (Gên 38:24; Êx 34:16; Os 1:2; Le 19:29) A palavra grega traduzida por “fornicação” é porneía. A respeito do significado de porneía, B. F. Westcott diz no seu livro Saint Paul’s Epistle to the Ephesians (A Epístola de São Paulo aos Efésios; 1906, p. 76): “Este é o termo geral para todas as relações sexuais ilícitas, (I) adultério: Os. ii. 2, 4 (LXX); Mat. v. 32; xix. 9; (2) casamento ilícito, I Cor. v. I; (3) fornicação, o sentido comum, como aqui [Ef 5:3].” O Léxico do Novo Testamento Grego/Português, de F. Wilbur Gingrich (revisado por Frederick W. Danker; tradução de Júlio P. T. Zabatiero; 1986, p. 172) define porneía como “incastidade, prostituição, fornicação, de vários tipos de relação sexual ilícita”. Entende-se que pornéia envolve o uso crassamente imoral do(s) órgão(s) genital(is) de pelo menos um humano; também, tem de ter havido dois ou mais entes (inclusive outro humano concordante ou um animal), quer do mesmo sexo, quer do sexo oposto. (Ju 7) O ato ilícito dum estuprador é fornicação, mas, naturalmente, isto não constitui a pessoa estuprada em fornicador. (Estudo Pespicaz das Escrituras, vol. II, p. 154)
    Uma Sentinela comenta:

    O que entendemos aqui por “fornicação”? A palavra grega usada nesse texto é porneia. Ao considerar o assunto, A Sentinela de 1.° de maio de 1973, páginas 286, 287, mostrou que porneia “vem duma raiz que significa ‘vender”’. Portanto, está ligada à prostituição, tal como a praticada em muitos templos pagãos do primeiro século e em ‘casas de má fama’ hoje em dia.

    É verdade que porneia é às vezes usada em sentido restrito, como se aplicando às relações sexuais entre pessoas não casadas (solteiras). Um exemplo de tal uso restrito é o de 1 Coríntios 6:9, onde os “fornicadores” são mencionados separadamente e em adição aos que se empenham em outras depravações sexuais, tais como o adultério e o homossexualismo. Mas, pouco antes disso, em 1 Coríntios 5:9-11, Paulo usou a mesma palavra ao aconselhar os cristãos a não se misturarem com “fornicadores”. Será razoável imaginar que ele se referisse aqui apenas a pessoas imorais solteiras? Isso não poderia ser, pois o capítulo 6 apresenta uma ampla gama de práticas sexuais ilícitas que precisam ser evitadas, incluindo o adultério e o homossexualismo. De modo similar, Judas 7 e Revelação 21:8, que mostram que Deus julga os “fornicadores” impenitentes como dignos de destruição eterna, dificilmente poderiam restringir-se apenas a pessoas solteiras que têm relações sexuais. E o decreto do corpo governante de Jerusalém, em Atos 15:29, ‘de abster-se . . . de fornicação’, deve ser entendido como tendo amplo campo de aplicação.


    Portanto, “fornicação”, no sentido amplo e conforme usada em Mateus 5:32 e 19:9, refere-se evidentemente a uma ampla gama de relações sexuais proibidas ou ilícitas fora do casamento. Porneia envolve o crasso uso imoral do(s) órgão(s) genital(ais) de pelo menos um humano (quer de maneira natural, quer pervertida), também, é preciso haver um parceiro na imoralidade — um humano de qualquer um dos sexos, ou um animal. Assim, a masturbação (imprudente e espiritualmente perigosa como seja) não é porneia. Mas, até hoje, o termo porneia engloba as diversas espécies de atividade sexual que podem ocorrer numa casa de prostituição, onde favores sexuais são comprados e vendidos. Alguém que se dirige a uma mulher ou a um homem que se prostituem, a fim de comprar alguma espécie de favores sexuais, seria culpado de porneia. — Veja 1 Coríntios 6:18. (A Sentinela, 15/9/1983 p. 30)

    §3. Regras Sexuais Entre Casados


    O gosto que o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová tem para dominar a vida de seus membros é tão grande, que, além dessa lei que eles estabeleceram entre os solteiros, existem leis que regulamentam a vida sexual até mesmo dos casados. A primeira citação mostra que até um telefonema pode levar a pessoa a ser expulsa da religião. A segunda citação, como as seguintes, mostram as leis sexuais dentro do casamento para as TJs:

    A crassa impureza pode também ser uma base apropriada para lidar com o caso de uma pessoa que repetidamente se envolve em telefonemas de cunho explicitamente sexual com outra pessoa, em especial se ela já foi aconselhada sobre isso. (A Sentinela, 15/7/2006, p. 30)

    O modo natural de um casal ter relações sexuais é bastante evidente da própria constituição dos seus respectivos órgãos por parte do Criador, e não deve ser necessário descrever como estes órgãos se complementam mutuamente nas relações sexuais normais. Cremos que, fora dos que foram doutrinados pelo conceito de que ‘no matrimônio tudo vale’, a grande maioria das pessoas rejeita normalmente como repugnante a prática da copulação oral, bem como a copulação anal. Se estas formas de relações não são ‘contrárias à natureza’, então o que é? Que os que praticam tais atos o fazem por consentimento mútuo como casados não torna tais atos naturais, nem faz com que não sejam ‘obscenos’. É este nosso modo de pensar ‘tacanho’ ou ‘extremo’?



    Entretanto, visto que o casamento é de origem divina, nossa atitude conscienciosa para com as relações maritais não se funda em conceitos mundanos, nem é governada por eles. Portanto, a anulação de alguma lei estadual e declarar-se ‘legal’ a copulação oral (ou outra copulação desnatural similar) não altera a nossa atitude baseada na Bíblia. Num mundo de moral decadente podemos esperar que alguns tribunais sucumbam em diversos graus à crescente tendência para com a perversão sexual, assim como fizeram alguns clérigos e médicos. (A Sentinela, 1/11/1973 p. 670)

    O que se dá no caso de casais, na congregação, que no passado ou mesmo recentemente se entregaram a práticas tais como as que acabamos de descrever [i.e sexo oral e anal], só agora se dando conta da gravidade do erro? Podem, então, buscar o perdão de Deus em oração e provar seu arrependimento sincero por desistirem de tais atos flagrantemente desnaturais.


    Certamente, não é da responsabilidade dos anciãos ou de outros na congregação cristã esquadrinhar a vida particular dos casados. Não obstante, no futuro, se casos de flagrante conduta desnatural, tais como a prática da copulação oral ou anal, forem trazidos à sua atenção, os anciãos devem agir para tentar corrigir a situação, antes de resultar dano adicional, do mesmo modo como fazem com qualquer outro erro sério. Preocupam-se, naturalmente, em tentar ajudar os que se desencaminham e que são ‘apanhados pelo laço do Diabo’. (2 Tim. 2:26) Mas, se as pessoas mostrarem deliberadamente desrespeito para com os arranjos maritais de Jeová Deus, então se tornará necessário removê-las da congregação como “fermento” perigoso, que poderia contaminar outros. — 1 Cor. 5:6, 11-13.


    Portanto, os casais cristãos podem manter “o leito conjugal imaculado”, não só por se refrearem da fornicação e do adultério, mas também por evitarem práticas aviltantes e desnaturais [i.e sexo anal e oral]. (A Sentinela, 1/11/1973, p. 671, itálico meu.)

    Como já foi mencionado, não cabe aos anciãos “policiar” os assuntos conjugais particulares dos casais da congregação. Entretanto, se se tornar conhecido que um membro da congregação pratica ou defende abertamente as relações sexuais pervertidas dentro do vínculo do casamento [ou seja, sexo anal e oral], este certamente deixaria de ser irrepreensível, e, portanto, não estaria apto para privilégios especiais, tais como servir qual ancião, servo ministerial ou pioneiro. Tal prática e promoção poderiam levar até mesmo à expulsão da congregação. (A Sentinela, 15/9/1983, p. 31, itálico meu)

    Como podemos observar, o Corpo Governante[1] das Testemunhas de Jeová regulamentaram até mesmo o que João e Maria, que são casados, fazem no quarto. Dá para acreditar nisso? Segundo eles, sexo anal e oral são práticas repugnantes e desnaturais, e se duas TJs fizerem essas coisas, mesmo sendo casadas, poderão ser punidas com a expulsão da religião!

    Isso mostra como essa religião busca, da forma mais vil possível, dominar sua vida, por isso que os líderes mundiais são chamados de Corpo Governante, porque eles querem governar literalmente a vida das mais de 8 milhões de TJs ao redor do mundo.

    Não apoio a promiscuidade, acho que o sexo é algo importante, vital, que deve ser feito com responsabilidade, pois o mesmo possui seus efeitos; se não for bem administrado, poderá causar danos. No entanto, é ridículo vermos tantas pessoas sofrendo entre as religiões cristãs, principalmente evangélicas, e mais ainda, entre as Testemunhas de Jeová, por terem cometido o pecado do sexo pré-marital, ou um mero contato íntimo com a(o) namorada(o), ou noiva(o).

    Conheci moças da Assembléia de Deus que sofreram uma vida inteira de tormentos mentais por acharem que iriam para o inferno porque perderam a virgindade com o parceiro que já fazia 4 anos de namoro, ou até mesmo noivos com casamento marcado.

    É um absurdo em pleno século XXI, na Era da informação, vermos ainda quanta dor e sofrimento esses conceitos religiosos têm causado na vida das pessoas. Esse tipo de estudo deveria chegar a estes cidadãos o mais rápido possível. Termino com uma frase do fundador do Cristianismo, que, seja como for, foi algo muito bem dito: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. – João 8:32.

    ____________
    Notas
    [1] Corpo Governante é um grupo composto pelos líderes mundiais entre as Testemunhas de Jeová. São eles que decidem tudo, crença e conduta das TJs.

    98 comentários:
    1. Esplêndido, irmão! Um estudo bem abalizado. Eu nunca havia imaginado que, por trás de uma palavra só, existissem tão vasto alcance e 'explicações'! Realmente, após ler este seu estudo, estou convicto que há uma pesada investida do nosso Corpo Governante em dominar até mesmo nossa intimidade.

      No meu estudo pessoal já cheguei à conclusão que os 'casamentos legais', determinados pela Associação como sendo bíblico, na verdade não é. (veja o estudo aqui) Agora aprofundo-me mais, com seu estudo. Obrigado, irmão . . . (?) . . . irmão Editor.

      Wandrey

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Prezados, gostaria de acrescentar uma observcação importante. Mesmo tido como apócrifos e desvalorizados, os Gnósticos antigos, cujo maior expoente é o Apóstolo Paulo deixa claro que FORNICAR É derramar o sêmen em atos bestiais. levíticos explica bem isso e deixa claro que é impuro quem derrama o sêmen, dentro ou fora. O S~emen é o substrato mais superlativo que temos, superior ao sangue que é a marca da Alma. Pois bem, quem fornica comete pecado contra o Espírito Santo e não é perdoado, tendo que pagar com dor e sofrimento. As energias sexuais são utilizadas para se transformar em algo superior e formar os corpos existenciais superiores do Ser e nos tornar co-criadores à imagem e semelhança de Deus. É também o mecanismo que temos que nos valer para morermos em nossos defeitos e renascermos nas virtudes... Jesus deixa claro e manda a mulher trazer o marido quando fala nas águas da vida. Reflexionem sobre o resto como em G~enesis deixa claro que os eunucos e castrados não PODEM ENTRAR NO REINO DOS CÉUS!

        Excluir
    2. Olá Wandrey, é um prazer tê-lo no blog como leitor e mais um liberto. Fico feliz que esse estudo tenha contribuído para seu esclarecimento.

      Interessante que antes, quando era TJ, esses estudos eu fazia em silêncio, pois os anciãos da minha congregação em certa ocasião conversaram comigo, me "proibindo" de usar qualquer dicionário e obra de referência que não fosse publicado pelo Escravo, até mesmo o dicionário de VINE que é tão citado eu não podia usar, segundo eles. Agora você entende o porquê dessa proibição.

      Eu li também seu estudo e concordo plenamente. O que nos resta é torcer para a internet fazer seu trabalho e essas pessoas, pelo menos uma vez a vida, parar para pensar um pouco.

      Abç e até a próxima...

      ResponderExcluir
    3. olá Editor. qual é a sua "religião" agora, meu filho? saiba que educo meus filhos a viverem na Santidade do Senhor, pois Ele mesmo disse: Sede santos como Eu sou santo. Znar no hebraico, lingua na qual a Biblia foi originalmente escrita, significa desviar-se do caminho moralmente inadequado.Esse é o conselho de Tiago em Atos 15, para os gentios convertidos em Yeshua (Jesus) - ...desviem-se do caminho moralmente inadequado. Prefiro meus filhos recebendo conselhos conselhos de uma igreja que prega a moralidade do que os conselhos de um frustrado como você que prefere a conduta imoral deste mundo decadente (eu não sou TJ, simplesmente procuro andar nos Caminhos do Senhor, obedecendo Suas ordenanças e ensino diligentemente meus filhos a andarem neles). Parece que vc não conhece as palavras de Paulo: "resisti ao diabo e ele fugirá de você" - se vc não resistir a ele, com toda certeza, ele alojará na sua vida e cumprirá o propósito para o qual veio: te destruir.
      Volte para os caminhos do Senhor, procure ler a Palavra e peça ao Espírito de D'us que te revele o oculto que vc não sabe. Não busque em interpretações de pessoas que procuram "dar um jeitinho" para amenizar o significado de pecado.creio que vc está querendo é se justificar.
      Que Adonai tenha misericórdia de vc e todos aqueles os quais vc influenciou com esse conselho vazio.
      vera h.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá “anônimo”. Primeiro, não sou seu filho, e agradeço a Deus por isso, por não ter esse tipo de educação que você está dando a tais. Vejo que você, como pai, ao escrever essas palavras desrespeitosas, mostrou que os ensina a serem religiosos fanáticos. Com suas poucas palavras pude perceber que você deve ser judeu messiânico. Notou que você não provou nada? você não contra argumentou nadinha do que eu escrevi, simplesmente me acusou de ser um promiscuo recalcado da vida. Mas isso não é novidade, religiosos fanáticos ficam extremamente irritados quando outros deixam de maneira clara quão patética essas doutrinas religiosas são. Creio que você nem ao menos entendeu minha postagem, pois falei claramente que a moralidade é importante e que a promiscuidade deveria ser banida das pessoas, mas não perderei meu tempo repetindo isso, fanáticos não aceitam outras formas de pensar, apenas o deles é correto.

        Segundo, não precisa mencionar essas palavrinhas em hebraico, porque muito provavelmente isso é tudo que você sabe, meia dúvidas de palavras em hebraico que deve ter aprendido na sinagoga que frequenta que, em si, não prova nada contrário ao que eu disse na postagem. Você disse: “Znar no hebraico, lingua na qual a Bíblia foi originalmente escrita, significa desviar-se do caminho moralmente inadequado”. No entanto, quem vai decidir o que é esse “inadequado”? O rei Davi tinha várias esposas, isso era adequado? Salomão não ficou muito atrás. De toda forma, precisa-se estabelecer o que é esse “adequado” e isso varia com o tempo e a cultura. A poligamia foi permitida na cultura deles, era adequada, por causa disso você tem mais de uma esposa? O que é adequado para eles é inadequado para nós e vice versa.

        Terceiro, a Bíblia poderia até ser 100% clara: “Todos devem casar virgens” (Abitolados 5:20), “sexo só depois de casar” (Fanáticos 3:10), mesmo assim, a maioria das pessoas esclarecidas, e não os supersticiosos, saberia que esses versículos não teriam autoridade de nada, são apenas palavras de pessoas que viveram há centenas de anos atrás, palavras escritas por homens tão pecadores como eu e você.

        Pode me chamar de frustrado, demônio, dizer que vou pro inferno e todas as peripécias que você gostaria de dizer, o efeito é nulo, tanto quanto um budista orar para que você se arrependa do Cristianismo.

        Excluir
      2. Sinto muito por vc, pois já vi que não conhece nada da Palavra de D'us. Saiba que pessoas que tem os argumentos que vc apresenta contra qualquer "religião" ou "doutrina" que mostra que o caminho é apertado mesmo e a porta é estreita, só o fazem para justificar a vida de pecado que elas levam. Saiba que "sem santidade ninguém verá a D'us", ou vc vai refutar este versículo tbm. Aliás, é bem provável que vc encontre um argumento furado para refutá-lo, já que, de acordo com seu anti semitismo apresentado na sua resposta, demonstra o quanto vc não conhece nada da Bíblia. Saiba que nos tempos de Davi, ele, como rei, tinha como direito Constitucional em Yisra'el, como todos os reis, de ter várias esposas. Assim como Abraão e Jacó. Isso é desculpa de adúlteros que sempre jogam isso na "cara" de D'us para justificarem seus pecados de adultério e promiscuidade nos quais vivem. (senti o seu desdém ao referir-se a Sinagoga. Saiba que, se não fossem os judeus, vc nem teria acesso às Escrituras, nem conheceria estes versículos que vc citou e nem conheceria o D'us de Yisra'el, do contrário que vc disse (claro, não conhece as Escrituras), vc não vai pro inferno, não, mas, tenha certeza, conforme Apocalipse 22:14,15 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas (esta cidade não é o céu, é Jerusalém, cujo Rei será Yeshua, o Filho de D'us e Messias).

        Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
        Apocalipse 22:14-15
        E ainda Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
        Apocalipse 22:11
        E ainda Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem (znar), e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
        Apocalipse 22:15
        E prá terminar E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
        Apocalipse 20:12
        E as obras as quais este versiculo se refere não são as de caridade não, mas a obediência aos mandamento de D'us.
        Só prá retificar: Znar significa desviar do caminho moralmente ADEQUADO. E quem DECIDIU o que é adequado foi ninguém menos que Aquele que te fez, o ÚNICO D'us, O Verdadeiro, Aquele em cujas mãos estão TODAS as coisas, inclusive ímpios como vc.
        Que o Espírito DEle te visite nesta noite e te faça entender o que é pecado, justiça e juízo.

        Excluir
      3. Eu não posso usar os livros de Harry Potter para provar que aquelas coisas existem, tanto quando você não pode usar a Bíblia para provar que está certo. Você não provou nadinha de novo, apenas afirmou, ainda mais de forma bem mal educada, que sou ímpio, burro e antisemita. Tem mais alguma coisa a dizer Sr. Dono da Verdade? É um prazer deixar seu comentário no blog, para as pessoas esclarecidas verem que o que você aprende na Sinagoga é odiar todos os que não concordam com sua religião.

        Se um dia qualquer judeu, ou cristão, ou mulçumano, budista, precisar de defesa quanto à sua forma de religião, serei o primeiro a defender, pois acho que todos podem e devem praticar sua religião, acho muito belo a diversidade religiosa, o que acho burrice é achar que sua religião é SUPERIOR à dos demais e até mesmo perseguir e matar outras pessoas, coisa que os antigos israelitas fizeram no passado com outras nações, dizimando populações inteiras!

        Você disse: "Saiba que nos tempos de Davi, ele, como rei, tinha como direito Constitucional em Yisra'el, como todos os reis, de ter várias esposas. Assim como Abraão e Jacó." Quer dizer que Deus oficializou a promiscuidade e poligamia para as figuras importantes de Israel? Porque um homem que se deita com mais de 200 mulheres é o maior raparigueiro que existe na minha opinião! E assim era Davi, Salomão e todos esses outros pecadores que vocês idolatram.

        Acho que você tem problemas cognitivos, pois não entendeu que sou a favor da MONOGAMIA, acredito que somos monógamos por natureza, quem ama de verdade uma mulher jamais sequer imaginaria-se com outra.

        No entanto, eu entendo, sabe como é, naquele tempo não tinha TV, então sua divindade permitiu que eles tivessem várias mulheres para diverti-lhes naquelas noites solitárias!

        Tenho certeza que seu radicalismo é até mesmo uma blasfêmia para a Sinagoga, conheci judeus mil vezes mais educados e inteligentes. A humanidade deve muito aos judeus, eu admiro muito o Judaísmo, sua riqueza de símbolos, etc... a única coisa que acho ridícula e estúpida é você querer empurar de goela abaixo aquilo que apenas VOCÊ acha verdade, sem respeitar a opinião alheia.

        Esse blog não objetiva criar opiniões preconceituosas sobre religião, mas sim, como você pode ver no título do blog, mostrar por que EU não creio. Estou aberto a debates de forma respeitosa, mas quando alguém posta comentário desse nível, minha resposta é recheada de muito humor!

        Excluir
      4. eu sou testemunha de Jeová , tenho esperança de um mundo melhor por cristo como sendo meu salvador e rei,sinti a vida toda Jeová me atrair pra esse caminho , pois minha vida era só de pecado, hoje sou feliz e durmo com a conciencia tranquila, sei que a organização deixa muito a desejar, mas, me diga uma coisa ! onde você está agora?

        Excluir
      5. "Felicidade" é uma coisa muito subjetiva. Eu fui por 12 anos TJ e não era feliz, comecei logo cedo na vida cristã. O motivo da minha infelicidade não era porque eu queria me drogar, levar uma vida imoral ou coisa do tipo, porque mesmo hoje não sendo mais uma TJ não faço essas coisas. Sua sensação de felicidade vem justamente disso... você antes levava um tipo de vida que até um ateu não levaria e as TJs lhe ajudaram a sair disso, então é compreensível que você se sinta feliz.

        Milhões de pessoas são tão felizes ou até mais felizes do que você por serem evangélicas, espíritas, budistas, etc. Respondendo à sua pergunta, hoje eu estou vivendo no mundo real, um mundo que, diferente do que você ouve na congregação, tem MUITA esperança sim, principalmente baseada na ciência, pois é ela que tem ajudado as pessoas a se libertarem de vários males, enquanto que alguns esperam Jesus vir sentado num nuvem para trazer o Armagedom. Toda TJ sempre menciona essa "esperança", mas lembre-se que "a expectativa adiada adoece o coração" (Provérbios 13:12) uma esperança que não resolve nenhum dos seus problemas atuais, uma esperança baseada em uma interpretação bíblica que muda diretamente com a luz que brilha mais e mais, essa esperança pode até ser bonita, mas não é nada além disso, um esperança.

        Excluir
      6. Prezado anônimo, primeiro a Constituição Brasileira em seu artigo V veta o anonimato que é a forma da pessoa sem caráter criticar os outros. Mas como vc é anônimo vou abrir mão de meu URL e responder da mesma forma.
        Segundo. A bíblia diz que o ser humano não deve ir contra a sua natureza. Disso deprende o seguinte: Se o homem tem desejo ele precisa satisfazê-lo para dormir em paz. Se por acaso esse ser humano homem ou mulher for homossexual, ele tem biblicamente o direito de atender sua natureza. Depois vem a clara constatação. A bíblia é atemporal portanto sua interpretação tem que acompanhar a evolução. Seja que deus for o seu, ele deu ao ser humano a liberalidade de arbítrio. Se os filhos dos deuses se uniram as filhas dos homens isso já mostra que antes de um determinado deus trazer o Adão e a Eva para o jardim, já existiam seres que estavam se evoluindo na terra.
        Você imagina se os macacos "BONOBO" fossem Testemunhas de Jeová"? Eles tem uma atividade sexual muito elevada e não se preocupam com o sexo do/a parceiro. E são criação divina pois segundo o seu deus ele criou os animais. Portanto meu amigo, se prepara pois se quando seu filho se tornar adulto e disser que é homossexual, você terá duas alternativas: Aceitá-lo como Davi e Jonatas, ou rejeitá-lo e descumprir uma das normas de seu deus que segundo o que sei é amar o próximo como a si mesmo.

        Excluir
      7. Olá, Anônimo que respondeu ao outro anônimo! Tudo bem? Tenho dúvidas sobre seu comentário, se possível, poderia postar aqui onde estão na Bíblia os versículos que falam sobre o que você escreveu: "A bíblia diz que o ser humano não deve ir contra a sua natureza. Disso deprende o seguinte: Se o homem tem desejo ele precisa satisfazê-lo para dormir em paz". Agradeço sua atenção.
        Leandro

        Excluir
    4. Parabéns pelo artigo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. então vc acha a imoralidade uma pratica aceita então?

        Excluir
      2. então resumindo se vc faz sexo sem ser casado n é pecado? é isso que vc ta querendo dizer? sério? as testemunhas de jeová estão no caso te privando de libertar seus desejos ? chocante!

        Excluir
    5. administrador
      parabens que o Grande Deus te abençoe cada vez mais tenho adventista na minha familia é um fanatismo total mas na pratica é comum a qualquer pessoa do mundo singular são simplesmente religiosos acham que se cumprirem socialmente as regras da religião estão ganhando credito com Deus ao ponto de suas vidas materiais receberem uma benção de Deus visam somente o materialismo não generalizando pois tem muintas irmãos esclarecidos que realmente vivem o que pregam vvem a vida real como você mesmo disse saistes da escolinha agora é a hora da faculdade e sempre na profissão de fé eclarecer e praticar o que realmente nos foi revelado pela ciência subjetiva pois a objetiva somente ele o Deus todo poderoso obtem todos os elementos e sabe como usalos muita luz em seu ministerio esclarecedor faz parte estas divergencias por parte de pessoas que ainda não alcançaram o amadurecimento espiritual e tem que se alimentar com leite é jogado aqui perolas para aqueles que ja alcançaram a fase espiritual de nobres as usa e obtem joias como adorno na pisiquê mas aos porcos eles só sabem comer lavagems desculpa a expressão mas foi o que me veio na mente

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obg querido... seja bem-vindo ao blog.

        Excluir
      2. Olá, tudo bem? sempre que dá eu visito o seu blog. Peço que faça também uma pesquisa sobre " o que é ser apóstata e o sobre o anticristo" com e sem base biblica. Obrigada!

        Excluir
    6. não li todos seus artigos, dei uma passada por cima de uns dois aki, tipo assim olhando mais o que vc comentou do que o que o escravo disse.. gostaria de dizer algumas coisas:
      1º - acho estranho que alguém que por tanto tempo esteve entre nós(ou poderiar ser em qq outra denominação) saia e critique algo que tanto defendeu,mas estranho neste sentido quer dizer simplesmente que é bem provavel que vc se magoou com alguma coisa e dai resolveu expor tudo o que vc via de errado mas aceitava calado enquanto era beneficiado de outra forma.
      2º eu sou TJ e vejo muitas coisas em que não possuo entendimento para compreender e por vezes critico também, mas uma coisa é certa - eu também erro muitas vezes e tento por tantas outras seguir o que a Bíblia fala na risca, mas também não consigo, o certo é que todos são errantes(dai vc pode dizer eu sei disto) o que quero dizer é que as pessoas erram, mas isto não tira a credibilidade da Bíblia como verdade, as vezes se não for nao maioria, alguns conceitos de repressão são mal interpretados por nós, pois nao vivíamos naquela época e por vezes nos vemos obrigado a impor-nos a mesma tradição - um exemplo é o incesto, hoje todos encaramos como errado e a bíblia o diz que também é - porém com quem Caim casou e teve filhos?foi com uma irmã de sangue... estava Jeová errado em permitir isto????? não! o que acontece é que os planos de Jeová não eram que o homem pecasse mas que vivesse perfeitamente e cumprisse o desígno DELE.Porém Jeová teve que fazer um ajuste em seus planos para cumprir seu propósito e a partir dai várias coisas aconteceram,e Jeová SEM FERIR seus princípios foi ajustando as coisas para provar a quem o acusa de ser um governante insensível quem está certo na questão.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Hernani, seja bem vindo ao blog. Quando eu era pioneiro e via as pessoas atacarem a Bíblia eu perguntava: "o senhor já leu ela inteira?" e sempre diziam que não, daí eu perguntava: "Como você pode criticar aquilo que não leu"?

        Acho que você acabou de cometer esse mesmo erro. Você não leu meus artigos, e talvez nem tenha lido esse inteiro, e mesmo assim encheu o peito com esse sermão moralista.

        1º Provei categoricamente que PORNEIA não significa o que seu escravo fiel diz que significa, e você não contra argumentou nada, até porque provavelmente você não deve conhecer a língua grega e assim segue de forma cega o que o escravo diz.

        2º Assim como as TJs se sentem livres para saírem de casa em casa para criticarem as outras religiões dizendo que as pessoas servem ao diabo porque fazem parte de Babilônia, não vejo o problema de criticá-las também, principalmente porque fiz parte, então tenho conhecimento de causa.

        3º Jeová proíbe o incesto mas permite Caim casar com a irmã, como pode o Deus todo-poderoso ficar sem alternativa para cumprir seu propósito exceto permitir que alguém cometa um pecado?

        4º A Bíblia não é inspirada por Deus e a menos que você estude sobre o assunto, permanecerá acreditando no que você QUER acreditar, tanto quanto um católico QUER acreditar no catolicismo não importa quantas vezes você tente pregar para ele.

        Excluir
    7. 3º embora eu veja várias coisas que eu por vezes não concordo, e se algum dia eu sair também nao vou criticar e nem perseguir quem resolver ficar, é um direito de escolha de cada um, assim como vc resolveu não acreditar mais e nem por isto Jeová te destruiu imediatamente,outros tem o direito de acreditar e continuarem, então não cabe aos que saem(na minha opinião) ficar distorcendo as coisas em que outros acreditam, de forma que os que não conhecem passem a pregar palavras ditas de forma maldosa simplesmente para plantar uma idéia que não condiz com a verdade.exemplo: dizer que o CG controla o que as pessoas fazem dentro dos quartos é mentira pois em nenhuma publicação mais recente(25 anos pra cá)diz isto, mas quando se diz assim:"se se tornar conhecido que um membro da congregação" é obvio que quem contou provavelmente esta se sentido prejudicado( a mulher que não gosta porem tem de consentir com certas praticas do marido, sob o pretexto de render o que lhe é devido),ou então o conta de forma vantajosa para impressionar ou atiçar desejos em outras pessoas(não precisar ser muito maldoso pra perceber isto). digo isto pq embora nao seja casado, sei que o que ocorre entre um casal é coisa intima, pois ao se casarem tornam-se uma so carne, mas se começam a espalhar certos assunto intimos no minimo quem espalhou esta cometendo tagarelice pois muito provavel o outro parceiro nao sabe o que se comenta sobre ele.(mais uma vez repito, opinião minha)
      4º somos orientados a evitar sites e matérias que possam ser apóstatas justamente pq que quem le talvez nao tenha discernimento de saber separar o que é verdade do que é mentira, mas uma coisa é certa quem é CRISTÃO DE VERDADE consegue perceber pois não serve simplesmente para ter privilégios cargos ou reconhecimento, que por muitas vezes podem vir como troca de favores humanos, mas serve por amor, por reconhecer que realmente sem Jeová nossa vida se torna fútil, sem sentido... em outras palavras digo e afirmo: muitos podem nao acreditar na Bíblia mas de forma INCONTESTÁVEL,mesmo sem connhecimentos científicos profundos, é verdade e dá sentido ao que acontece nos dias de hoje e nao tem como nenhum homem provar que ela é falsa, só se tem argumentos que se olhados bem de pertos são fracos e sem sustentação, mas como já disse o livre-arbítrio é exercicido conforme cada um acha que deve ser, a crença ou descrença é direito de todos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. 5º Minha família é TJ e eu nunca debati com eles esses assuntos e o motivo é que eu os respeito, contrariando sua acusação de que eu não estou respeitando a crença alheia. Se tem alguém que não respeita a crença dos outros são as TJs que querem converter o mundo inteiro.

        6º Você acabou de confirmar que o CG pelo menos CONTROLAVA o sexo entre os casados, porque me mandou ler as Sentinelas de 25 ANOS PRA CÁ. As publicações, por exemplo, acusam a Igreja Católica de ter matado várias pessoas nas Cruzadas, mas será que se alguém disser que a Igreja não faz mais isso hoje, isso irá tirar o erro da Igreja? Vai amenizar o que eles fizeram no passado? Claro que não! As Sentinelas que eu mostrei provam que o CG controlava SIM a relação sexual entre os casados e pelo tempo em que eu fui TJ fui acompanhando a mudança de pensamentos entre eles, até que hoje virou coisa de "consciência".

        7º Se a Bíblia é inspirada de forma incontestável, porque você não escreve aqui no blog seus argumentos, amaria refutá-los publicamente um por um. O CG não quer que você faça pesquisa extra porque sabe que você pode se deparar com argumentos que lhe farão deixar a religião deles, tanto quanto os Mormons não podem ler as publicações das TJs sob pena de serem expulsos também.

        8º Sua afirmação que ninguém pode ter significado na vida se não for TJ é a coisa mais irrealista que poderia ser dita. Quando eu era TJ conheci diversos irmãos e irmãs, inclusive anciãos, que sofriam profundamente de depressão porque abriram mão de tudo pelo paraíso e vivem assim, esperando uma coisa que... enfim... provavelmente nunca receberão. Por outro lado, bilhões de pessoas seguem suas vidas, são bem sucedidas e TEM, SIM, PROPÓSITO NA VIDA sem fazer parte da congregação das Testemunhas de Jeová. Sua cosmovisão está muito estreita rapaz.

        Provavelmente você não lerá meus argumentos, pois percebi uma preguiça intelectual, mas servirá para outros que acessarem esse blog.

        Excluir
      2. Eu não disse que se as pessoas não forem TJ a vida perde o sentido, vc está distorcendo o que eu escrevi, que é:"... reconhecer que realmente sem Jeová nossa vida se torna fútil, sem sentido..."
        Mas isto eu disse com relação a quem é TJ, ou a quem acredita em Deus, mas para outras pessoas outras coisas podem fazer sentido, mas vc retirou parte da frase e distorceu o sentido de forma maldosa e não de forma argumentativa...e na verdade eu nao tenho preguiça intelectual, mas o que vc nao conseguiu perceber ou até percebeu é que não leva a nada ficar criticando ou expondo o que NA SUA OPINIÃO é uma erro ou idiotice.
        As pessoas acreditam no que querem acreditar, e ao menos que tenhamos um desgosto grande com algo, não mudamos de opinião.
        Porém, vc disse que provavel eu nao sei os idiomas bíblicos, e realmente não sei,gostaria de saber, mas isto é privilégio para poucos(não por preguiça, mas ter domínio total e incontestavel de um idioma que não o nosso pátrio requer muito tempo de estudo, e como na Bíblia são tres)então como EU ACREDITO EM JEOVÁ, acredito que Ele fará tudo o necessário para não permitir que Suas ordens não sejam por completo distorcidas.Mas não vai adiantar colocar qualquer que seja o argumento aqui, vc não vai argumentar(o que é feito por pessoas que realmente querem chegar a uma conclusão) vai criticar e distorcer o que eu disser e o que está escrito em nossas publicações, assim como fez com uma frase minha e outros artigos... mas como dito é um direito seu, e como eu acredito e digo, vc terá que prestar contas a jeová e não a mim, pois fala contra ELE, eu sou apenas mais um pecador....

        Excluir
      3. Você rodou, rodou e não respondeu nenhum dos pontos que levantei. Muitas pessoas vistam meu blog e elas lerão o que você escreveu, em momento algum você disse que estava se referindo às Testemunhas de Jeová, agora sim, você ACRESCENTOU uma ideia e depois DESTORCEU o que eu disse. Em que momento do primeiro texto você disse que estava se referindo às TJs quando falou de uma vida sem sentido? Minha conclusão foi apenas baseado no que você escreveu: "... reconhecer que realmente sem Jeová nossa vida se torna fútil, sem sentido..." Uma vez que as TJs com quem eu convivi sempre diziam isso em relação à todas as pessoas da face da terra, só podia interpretar que a frase "nossa vida fica sem sentido", como sendo "nossa vida", ou seja, a vida de todos nós. Mas, mesmo ao afirmar que sua frase se refere apenas às TJs, eu fui palestrante nas congregações e sei, pelos esboços e os cursos que fiz como pioneiro e servo ministerial por 8 anos, que tanto o Escravo como a Bíblia afirmam inegavelmente que a vida só tem sentido se estivermos praticando a "adoração verdadeira" (Ecl. 12:13) No entanto, como argumentei acima, isso não condiz com a realidade.

        Ao omitir e depois acrescentar, você me colocou como um deturpador, para me acusar ao dizer que eu distorci "o sentido de forma maldosa" e querer, dessa forma, minar a confiança dos meus leitores no que eu digo em outros lugares.

        1º Uma TJ me acusar de distorção é hilário, uma vez que eu tenho uma lista de 347 citações que o Escravo faz de livros seculares dentro das Publicações e que o próprio autor do livro secular diz em público que o Escravo DISTORCEU o que ele queria dizer.

        2º Se você reconhecidamente não conhece a língua em questão, por que veio opinar, uma vez que o debate é sobre isso?

        3º Se você é tão leal, o que você faz na internet lendo esses artigos? Uma vez que o Escravo desencentiva ferozmente a leitura de qualquer assunto religioso na internet?

        Vocês não têm argumentos, então chegam com 4 pedras nas mãos e saem metralhando os outros. Mas achei excelente seus comentários, pois pessoas que buscam informações sobre essa religião lerão o que você escreveu e verão a cegueira que vocês estão metidos.

        Você está bem como TJ? Então meu conselho, com toda a sinceridade do meu coração, é que CONTINUE, assine a petição, seja pioneiro, atinja alvos, abra mão de emprego, de carreira do mundo, de faculdade, de toda a sua vida, nem casar case, faça como Paulo, fique solteiro... talvez lá na frente, quando você estiver velho, sozinho e sem um pau pra dar num gato talvez você se lembre que anos atrás alguém teve a boa vontade de lhe abrir os olhos.

        Espero que esse assunto fique encerrado por aqui. Fique com Deus!

        Excluir
      4. Caro Hernani, sou um ex-TJ e poderia tentar te ajudar a enxergar a verdade, mas estaria perdendo meu precioso tempo, pois já fui fanático, ignorante e obtuso, exatamente como vc ingenuamente o é, por isso só posso lamentar por você e lhe desejar sucesso numa vitoriosa vida como escravo do escravo.
        Percebi tardiamente que se tornar uma TJ é um caminho sem volta, a semelhança dos fanáticos seguidores do islã, e se antes não tinha inimigos, agora tenho uma legião de 8 milhões que me odeiam, obviamente que o fazem por amor(sic).
        Mas, só por você estar acessando a este blog talvez seja uma evidência que você ainda tem salvação.

        Excluir
    8. Blog ridiculo, argumentos ridiculos, gente tentando debater de forma ridicula. Vão procurar o que fazer. Vão trabalhar, estudar, cada um faz o que quer do jeito que quiser e fim de papo. Se quiserem ser coordenados por "corpo governante", pelo "papa", pelo "Lula", façam o que quiser! mas é triste ver que somente entre as Testemunhas as pessoas saem e ficam metendo o pau! De outras religiões as pessoas saem, trocam, fazem o que querem e não ficam com "dorzinha" ou querendo converter ou subverter os outros... vá achar o que fazer.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mais alguma coisa seu desinformado? Vai procurar o que fazer, ao invés de postar essas acusações! Cadê os argumentos? Nada? Você terminou pelo menos o ensino fundamental para escrever tão belamente assim?

        E ainda mais esse mito urbano de que somente as Testemunahs de Jeová sofrem perseguição de ex-membros. Praticamente todas as Testemunhas de Jeová no Brasil já foram católicas e vocês deixam os católicos em paz? vocês ficam feito barata tonta de casa em casa criticando, metendo o pau, não respeitam religião nenhuma e tudo baseando em ensinamentos que você nem sabe a origem, só faz repetir sem ir atrás pra saber.

        Rículo é sua existência porque o pior burro é o que se acha inteligente. Quero ver você ser homem (ou mulher) suficiente para mostrar argumentos que provem que o que escrevi na postagem está errado... e, além disso, não seja covarde de escrever as coisas como anônimo.

        Vai ler um livro analfa!

        Excluir
      2. Querido anônimo.. Deus deixou claro que as testemunhas de Jeová seriam perseguidas em toda face da terra e de todas as formas.. Satanás esta cegando a mente das pessoas fazendo com que elas deixem de acreditar nos princípios bíblicos.. satanás está tirando os servos de Jeová de dentro da organização.. Lembre-se disso!

        É o fim dos tempos.. E isso só vai aumentar gradativamente.. É profecia.. Profecia que só os cegos não veem..

        Excluir
      3. Os humanos pode ser que critiquem as religiões, mas Jeová Deus não faz isso! Os humanos são imperfeitos, lembre-se disso caro administrador.. Vamos cometer erros diariamente.. Mas discordo com o fato de vc ser um leitor e um excelente entendedor da bíblia.. Você buscou fontes fora da organização ao invés de buscar dentro dela! Oq vc achou que ia encontrar? Pensou que iria encontrar algo que apoiasse os princípios bíblicos de Jeová? Se vc pensou assim, se enganou! O mundo pertence ao iníquo, e se o mundo pertence ao iníquo, as coisas que estão no mundo tbm pertencem a ele (iníquo).

        Com certeza.. Se vc tivesse buscado informações dentro da organização, de fato ainda estaria dentro dela.. Mas vc buscou informações no mundo, e de fato satanás usou o mundo contra vc e o cegou..

        Vc ficou revoltado com o fato de Jeová não aprovar o sexo ou qualquer outra atividade sexual fora do casamento.. Vc ficou revoltado ao ver seus amigos serem desassociados por conta da imoralidade.. Você não se conformou com oq aconteceu e foi buscar informações fora da organização, oq de fato te levou a sair dela..

        A verdade é meu querido.. Que Jeová deu o livre arbítrio pra cada um fazer suas escolhas e tomar suas próprias decisões.. ele não obrigou vc de forma alguma á servi-lo.. Jeová colocou princípios básicos para serem aplicados e para mantermos uma vida pura, limpa e honrosa perante Ele, nada demais!

        Eu sou humano.. Sou imperfeito.. Tenho namorada e não nego que tenho fortes desejos sexuais por ela.. Mas o meu amor por Jeová é 1000 vezes maior que meus desejos, e esse amor é oq eu preciso pra seguir com esperanças de entrar no novo mundo prometido por Ele..

        A verdade é que as pessoas não amam.. Se amassem, elas iriam ver que o amor não é apenas baseado no sexo, e sim em princípios e outros benefícios que vão muito além do sexo!

        Jeová só pede que façamos o simples.. Jeová sabe das nossas necessidades.. E no tempo certo, ele nos susterá com tais necessidades...

        Excluir
      4. Você disse:

        "Deus deixou claro que as testemunhas de Jeová seriam perseguidas em toda face da terra e de todas as formas..."

        Eu te digo:

        Isso é complexo de perseguição. Sabe aquelas pessoas que se acham tão especiais que acreditam que todo mundo tem inveja delas e as perseguem? Pois bem, é isso que acontece com as Testemunahs de Jeová.

        Se vocês são a religião verdadeira pelo fato de serem perseguidos, então temos um grande problema, pois muitos mulçumanos também são perseguidos, bem como judeus. Agora te pergunto, eles são também o povo de Jeová?

        Vocês perseguem várias igrejas, dizem que todas as religiões são classificadas em Babilônia, a Grande, moradia de demônios e que as pessoas serão destruídas ali. Isso não é discriminação, nem perseguição religiosas? Vocês falam mal de todas as religiões e por que não aguentam quando as pessoas falam mal de vocês também?

        Excluir
      5. Você disse:

        Você buscou fontes fora da organização ao invés de buscar dentro dela! Oq vc achou que ia encontrar? Pensou que iria encontrar algo que apoiasse os princípios bíblicos de Jeová?

        Eu te digo:

        Você tem o Estudo Perspicaz das Escrituras em casa? Veja a bibliografia dessa Enciclopédia Bíblica. Você encontrará uma lista enorme de livros seculares que serviram de base para os irmãos criarem o Perspicaz. Diga-se de passagem, que o irmão que escreveu o Perspicaz, ex-membro do Corpo Governante, também foi desassociado por posteriormente descordar dos ensinos das TJs.

        Você tem o cd-room da Associação? Digite: Dicionário de Vine.

        O erudito Vine, que é tão citado nas publicações das TJs, critica profundamente a Tradução do Novo Mundo.

        Se você digitar no cd-rooma expressão, “certo erudito”, verá quantas vezes essa frase ocorre. Sabe por que eles dizem “certo erudito”, sem mencionar QUEM é esse erudito? Antigamente, o Escravo citava os nomes dos estudiosos, mas hoje não faz mais, justamente para que você não possa investigar sobre o assunto. Um outro motivo é que muitos escritores seculares estavam contatando o escritório, dizendo que o Escravo citou de forma errada o livro secular, só para apoiar seus ensinamentos.

        Talvez você nunca tenha iso em Betel, mas a Biblioteca de Betel é repleta de livros seculares, até a Bíblia dos Mórmons tem lá, e o Evangelho Segundo o Espiritismo.

        A própria Organização busca centenas de informações fora da própria religião, por que os membros não podem fazer o mesmo? Te dou a resposta: Eles sabem que no dia que você começar a ler, verá o quanto eles estão sendo desonestos com você.

        Você acha que não devemos ler livros de fora da Organização. Te mostrei que os próprios líderes das TJs fazem isso.

        Acompanhe esse breve, porém lógico, raciocínio: Você dirige estudos bíblicos? Se a resposta for sim, verá que isso só acontece porque essas pessoas, apesar de terem suas respectivas religiões, leem outros livros.

        Imagine se eles pensassem como você, que não devemos ler livros de outras religiões, ninguém iria estudar com as TJs. Espíritas só leriam livros espíritas, Católicos só leriam livros católicos e assim por dia.

        Você, provavelmente, não lê livros de teologia, ou mesmo seculares, no geral. No dia que você ler, verá que a maioria do conhecimento que as TJs passam como sendo deles, ou esclarecimento espiritual, na verdade, é plágio de livros teológicos. Tenho inúmeros exemplos que poderia te mostrar.

        Excluir
      6. Você disse:

        Vc ficou revoltado com o fato de Jeová não aprovar o sexo ou qualquer outra atividade sexual fora do casamento.. Vc ficou revoltado ao ver seus amigos serem desassociados por conta da imoralidade.. Você não se conformou com oq aconteceu e foi buscar informações fora da organização, oq de fato te levou a sair dela..

        Eu te digo:

        Você está falando de algo que não sabe. Esse, nem de longe, foi o motivo de sair dessa religião. Eu não saí por revolta disso ou daquilo, saí porque fui honesto quando percebi os erros dessa religião e do Cristianismo como um todo. Quando fiz essa pesquisa, sobre sexualidade e o grego do Novo Testamento, eu já não era mais cristão.

        No caso das relações sexuais, observe que erro eles cometem. Eles MUDARAM o significado da palavra grega! Nenhuma TJ que entrou aqui, até hoje, conseguiu contra-argumentar, mostrar alguma coisa no grego que prove que esse raciocínio no artigo está errado. Estou falando de uma língua.

        O grego não quer dizer o que as TJs dizem que quer dizer! Vocês se submetem de forma tão irracional ao Escravo, que até mesmo quando ele diz que “book”, em inglês, significa “elefante”, vocês acreditam e nem vão atrás para confirmar.

        Eles mesmos fazem uso dos dicionários em grego. Então, siga o exemplo deles, vá atrás desses dicionários e verá que a palavra não significa o que querem te passar.

        Não sei qual parte é que vocês não entendem minha motivação quando eu escrevi esse artigo. Eu não TOLERO promiscuidade, nem quero que depois da leitura desse artigo as pessoas saiam por ai fazendo sexo de qualquer forma. No entanto, qualquer pessoa inteligente verá qual foi meu objetivo ao escrever o mesmo.

        Excluir
      7. Você disse:

        Eu sou humano.. Sou imperfeito.. Tenho namorada e não nego que tenho fortes desejos sexuais por ela.. Mas o meu amor por Jeová é 1000 vezes maior que meus desejos, e esse amor é oq eu preciso pra seguir com esperanças de entrar no novo mundo prometido por Ele..

        Eu te digo:

        Não quero que você mude, caso esteja feliz assim. Seu pensamento é nobre, a dó que sinto é que todo esse sacrifício e dor que você passa é para entrar em um Novo Mundo de faz-de-conta. Você acredita que, em breve, Jeová vai matar todo mundo que não for Testemunha de Jeová, e apenas as TJs, que mantiverem as leis que a Organização prega, entrarão nesse mundo.

        Realmente, como você disse, todos temos o livre arbítrio, e você escolheu essa crença. No entanto, isso não muda o fato de que você está “sofrendo” por nada.

        Eles te ensinaram que haverá essa terra mágica e para entrar nela você precisa casar virgem. Eu respeito demais isso, mas ao analisar os fatos, vemos que é algo tão nonsense como um mulçumano que promete a um jovem que, caso ele se torne um homem bomba, ele terá 70 virgens esperando-o no Paraíso. Posso rir dessa esperança? De forma alguma! Respeitamos, tanto quanto respeito a sua, entretanto, é algo tão sem sentido quanto essa de casar virgem, ou nem mesmo tocar no corpo do prospectivo cônjuge, esperando entrar na terra mágica, chamada de Novo Mundo.

        Depois você disse:

        A verdade é que as pessoas não amam.. Se amassem, elas iriam ver que o amor não é apenas baseado no sexo, e sim em princípios e outros benefícios que vão muito além do sexo!

        Agora te digo:

        Bom, nisso concordo plenamente com você e, ao contrário do que você acredita, nem todas as pessoas “mundanas” são assim enlouquecidas por sexo.

        Excluir
      8. Olá, admin, tudo bem? mais uma vez parabéns. Não posso entrar sem ser por "anônimo", pois estou em ambiente corporativo. Meu nome é Jorge Araújo aqui do Rio de Janeiro. Tenho um irmão carnal que é TJ ancião e sua esposa pioneira e minha idosa mãe de 70 anos. Já fui das fileiras por 1 ano e meio, mas por motivos que não vale a pena mencionar, meu batismo foi anulado.

        Fiquei deveras impressionado com esta informação de que na biblioteca de Betel, possuem exemplares de livros que, se fossem vistos em caas de TJs, estas seriam expulsas no mesmo dia. Claro que um visitante não poderia visitar esta coleção, ou poderia?
        Teriam um exemplar do Mistério Consumado ou do famoso Milhões que Agora Vivem Jamais Morrerão ou ainda, a coleção de Estudos das Escrituras de Russel?
        Parabéns por você ter paciência em responder com os argumentos irretutáveis que a grande maioria das TJs, por razões de cunho psicológicos, criam uma auto-proteção, como um escudo. Passei por isso no início, antes de entrar para esta denominação, quando me deparava com sites "apóstatas" e, algo me "obrigava" a não continuar a lendo, sendo esta é a tal proteção mental que a doutrinação faz com as pessoas que, por verem que certros dogmas de sua denominação aparentemente não concordam com a Bíblia.
        Creio que a Bíblia tem seu valor, mas que em sua maior parte é criação de homens.

        Agradeço pelo seu Blog e, mais uma vez, parebéns!

        Excluir
      9. Olá mano, um prazer tê-lo no blog. Como sempre digo... só quem sabe o mundo que fizemos parte é alguém que viveu por dentro. Por mais que se leia sobre as TJs ter sido uma é uma experiência que marca sua vida para sempre.

        Os anciãos me perseguiram por muitos anos por causa de livros seculares e fui para comissão judicativa por 3 vezes e consegui despistá-los. Até que chegou a hora certa de sair.

        Abraço forte!

        Excluir
    9. ai seu apostata insignificante..perde tempo nao publicando essa coisas nao que nao vai pra frente. é o mesmo que ir pra uma guerra com uma baladeira.
      ho,faz o seguinte ...vai arranjar uma namorada..vai pesca..vai fazer uma coisa util.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mais alguma coisa? Acho que depois das suas palavras fiquei realmente convencido que as Testemunhas de Jeová são a única religião verdadeira.

        Excluir
    10. Olá administrador, como vai? Me dei ao luxo de entrar em teu blog, comecei a lê-lo mas não fiz questão de continuar..
      Olha.. Sou testemunha de Jeová, e como tal, fico magoado quando alguém que serviu A Ele (Jeová) deixou de estar conosco na congregação cristã.. Eu não sei que motivos levaram você a abandonar nosso criador.. Você deve ter tido suas razões. Infelicidade se eu não me engano? Enfim.. Meu querido.. O povo de Jeová que segue suas normas, que aplicam os conselhos bíblicos, são um povo feliz! Somos um povo feliz pq acreditamos em um Ser Divino e Todo Poderoso.. Somos felizes pq Este Ser Divino nos da uma esperança futura maravilhosa aqui na terra!! Sabe.. Infeliz é o mundo! A felicidade que o mundo nos oferece é momentânea e passageira.. Essa felicidade que vc tanto procura no mundo afora não permanecerá na sua vida.. Ao contrário de Jeová que lhe promete felicidade eterna em troca devoção e lealdade, o mundo quer tirar proveito de vc! O mundo só está interessado no que vc tem para oferecer a ele e não está interessado na pessoa que vc é..

      Sabe.. Jeová não disse que não teríamos momentos de infelicidade.. jeová não disse que, enquanto estivermos vivendo nesse mundo, que não teríamos calamidades, sofrimentos, perseguições e assim por diante.. Jeová deixou bem claro que enfrentaríamos provações e passaríamos por diversas dificuldades! Mas dificuldades que seriam por um curto período de tempo. dificuldades de que seriam superadas com perseverança e persistência..

      Olha.. Eu não estou aqui para julga-lo.. Não estou aqui para dizer oq vc deve ou não fazer.. Vc sabe oq vc deve fazer.. Vc sabe que decisões fazer e que escolhas tomar..

      Lembre-se que Jeová deixou claro que, os verdadeiros servos enfrentariam oposição por escolherem o caminho estreito que conduz a vida eterna..
      Não há razões para não servimos a Deus.. Olhe a sua volta! olhe para a natureza, olhe para os animais.. Olhe para você!! Já parou pra analisar o quanto são complexas tais criações?? Quem você acha que as criou? Não hpa dúvidas meu caroo! Não há dúvidas de que existem um Deus que se importa com você, com sua família, comigo!! Não há dúvidas..

      Olha.. realmente.. A bíblia foi escrita por homens pecadores como eu e vc, mas ela foi inspirado por Deus. Um Deus justo e misericordioso, que no tempo certo, ele intervirá pelo seu povo..

      O escrevo fiel e discreto é imperfeito. O corpo governante é composto de pessoas imperfeitas. Os anciãos, servos e demais ovelhas, tbm são imperfeitos! Não fique magoado ou com ódio se alguém lhe falar ou fizer algo que o enfureceu ou entristeceu.. Por mais que tenhamos as melhores intenções, somos influenciados pelo pecado da carne.. Pecado que nos leva a cometer pecados.. Transgressões e assim por diante..

      Caro administrador.. Não coloque a culpa nas obras de Jeová, não faça isso! Se quiser culpar alguém, culpe as pessoas que compõe essa grande multidão. Culpe a mim! Mas por favor.. Não culpe a Deus pelos pecados de humanos..

      Passar bem meu querido.. Que Jeová esteja em teu coração e ilumine as tuas veredas..

      Abraços..


      Att: Angelo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Angello, muito obg pelas suas palavras e, de longe, posso dizer-lhe que você foi a TJ mais amorosa e compassiva que já deixou um comentário aqui. Lhe agradeço, de coração, por sua preocupação, honestidade e sinceridade, sei que deve existir inúmeros irmãos no mundo parecidos com você.

        No entanto, embora você não acredite, tenha certeza que hoje sou feliz como nunca fui em toda minha vida. Tenho amigos maravilhosos, pessoas que me amam pelo que sou, e não pelo que tenho. As pessoas do mundo não são esses monstros que o Escravo nos ensina que são!

        Eu não me revoltei contra Deus, não sou ateu, não sou militante contra as Testemunhas de Jeová, nem contra o Cristianismo, ou religião no geral. Criei esse blog, como o próprio nome diz, para mostrar por que EU não creio. Sabe por que eu me tornei TJ? Porque fui honesto, fazia perguntas e eles me respondiam, sendo que eu era muito jovem e quando “eu era criança, falava como criança, sentia como criança, pensava como criança, mas, agora que cresci, eliminei as características de criança” (1 Coríntios 13.11) e passei a fazer outras perguntas das quais não apenas eles não me davam respostas, como eram desonestos, ocultando informações, manipulando textos, distorcendo coisas que eu, e todos os outros, MERECÍAMOS saber. Dessa forma, eu tinha que escolher: Permanecer, mesmo vendo diversas coisas erradas, continuar ensinando coisas que eu sabia não serem verdades ou continuar sendo honesto e permitir que a investigação dos fatos me levasse onde quer a verdade estivesse. Escolhi a última opção.

        Esse blog debate INFORMAÇÕES e não MOTIVAÇÕES sobre religião. Também te desejo tudo de bom Angello. Fica com Deus!

        Excluir
    11. Meu Irmão, irmão na aspiração a tudo aquilo que é de bem, à felicidade, saúdo-o!
      Tomei conhecimento do seu Blog através de uma pesquisa que estou a fazer. Procuro ser esclarecida. Procuro saber educar. Hoje é quinta feira e os meus vizinhos do lado foram à congregação. Queria saber o que os move e em especial, como conviver de forma saudável com o filho que têm de 10 anos que passa horas em minha casa e que eu muito amo. Sou uma pessoa ligada à Arte e quero acrescentar à criança, aquilo que de mais redentor a Arte tem.
      Eu sou apenas uma pessoa de Fé. Não me consigo "categorizar", sei apenas da minha compaixão por todos os seres viventes, do respeito que devoto a tudo aquilo que vive.
      Fui baptizada no Catolicismo, mas isso não me condicionou a nada, pois fui educada a questionar tudo. A minha religião é não ter religião. Fujo dos fundamentalismos, dos dogmas e tudo aquilo que nos torna pequenos.
      Apenas gostei do que li e que para mim reflecte a atitude de um homem inteligente que sabe que o Mundo não cabe apenas nos ensinamentos Bíblicos que sabe-se lá de quantas maneiras são interpretados.
      Um Abraço e o meu muito obrigada.

      Maria Soares

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Maria Soares,

        Sejas muito bem-vinda ao nosso blog! Parabéns pela mentalidade e pode ter certeza que estás no caminho correcto. Você tem uma boa oportunidade de ajudar essa criança da qual você tem contacto. O que motiva as Testemunhas de Jeová a saírem religiosamente todos os dias para a Congregação é o que motiva todas as outras pessoas a estarem em seus respectivos templos religiosos, isto é, a fé.

        É muito delicada a abordagem desse assunto com uma criança de 10 anos, mas acho que terás perspicácia suficiente para assim fazê-lo, caso ache necessária.

        Abraço e volte outras vezes!

        Excluir
    12. Obrigada por me ter respondido. Deixou-me livre para voltar e eu voltei, livre :)
      Como diz, é muito delicada a abordagem. os pais sempre querem o melhor para os seus filhos, sim, mas tudo o que nos prende espírito, nos condiciona a vida. Apenas queria que esta criança fosse um espírito livre, que soubesse interpretar a arte, que crescesse em todas as dimensões.
      Os seus pais, vivem na porta ao lado e deixam-no estar no nosso convívio horas seguidas. Faz connosco muitas refeições mas eu sei se é por extrema necessidade dos pais, pois não lhe podem dedicar o tempo que queriam, uma vez que trabalham. Estarei a ser injusta ao fazer este julgamento? O que sabemos é que esta criança nos ama e é muito amada por nós. Não me parece que estes pais nos estejam gratos, temo até que isso os incomode muitíssimo. Sinto-me triste ao ser "julgada" de fonte de contaminação.
      Sou professora e sempre me guiei pela liberdade do pensamento, mas de um pensamento que se ilumine nas obras da Humanidade, na Cultura Universal. Não me dissocio nunca do meu papel de formadora.
      Esta criança não tem outras crianças com quem brinque, a não ser no período escolar, não o deixam jogar futebol, não vai a passeios da escola.... apenas o vejo aos domingos ir à pregação e às terças à Congregação e o Mundo é tanto mais do que isto... Equaciono tudo o que nos cega e tolda uma razão livre, dentro e fora das religiões, dos clubismos, de tudo aquilo que nos segmenta.
      No fundo, o que aqui vim fazer foi desabafar. O Mundo não é um sítio ideal para se viver, eu sei, mas todo e qualquer um de nós ao atirar um grão de areia, pode criar uma duna :)

      Um Abraço de Almas e que o discernimento nunca nos abandone.

      Maria Soares, de Portugal

      ResponderExcluir
    13. "Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei."

      (Romanos 2:14)

      Quando prendem um homem por assassinato ou roubo, não fazem isso em nome de Deus ou em respeito às suas leis, mas isso é algo internalizado inerente à qualquer senso crítico que possuam. A saber, todos os aspectos da vida são governados por essas "leis" que trazemos dentro de nós mesmos, inclusive no que se diz respeito a sexualidade.

      Repudio qualquer forma de fanatísmo religioso e tenho a plena convicção sobre o real significado da palavra 'porneia', isso até parece-me óbvio! Parece-me óbvio também que a prática sexual não necessita de nada que a regre, isso também é algo já internalizado em cada indivíduo na terra. Ainda sim, seguindo essa linha de raciocínio, fica difício aceitar tudo que tange a sexualidade. Prefiro ficar com as palavras de Paulo:

      "... o que não provem de fé é pecado." (Romanos 14:23)

      Atenciosamente, Maxwell


      ResponderExcluir
    14. Boa Tarde

      Sou Pedro ,filho de tj's, estudei na religião +10 anos , mas nunca me baptizei.Sempre fiz o meu ESTUDO PESSOAL, e este incluia bíblia, revistas ,jornais,programas,etc.Rapidamente percebi que algo estava errado, muito errado , até , que na minha pesquisa me deparei com o concelho de nicéia e "a luz clareou" , assunto obviamente ignorado pelos "iluminados" corpo governante.
      Parabéns á excelente análise sobre os textos abordados.
      Para encontrarmos a VERDADE , é necessário percorrermos INDIVIDUALMENTE o caminho através de pesquisa, mas é necessario alguém mostrar "a porta" aos menos aptos, adormecidos,ou preguiçosos.
      Se calhar alguem um dia vai viver muito tempo , mas porque a ciencia encontrou sabedoria suficiente para eliminacao do gene responsavel pelo envelhecimento.Mesmo com os argumentos a frente ,a minha família TJ, prefere continuar a acreditar que eles vao viver para sempre.... Cada pessoa acredita no que ESCOLHE acreditar, e o mais FACIL , é acreditar que basta fazer o que o outro diz, o DIFÍCIL é a pesquisa , mas se calhar é esse o caminho estreito que conduz á vida "eterna"
      Boas pesquisas para todos
      Pedro

      ResponderExcluir
    15. estou estudando pra ser uma TJ, ja fui catolica e envangelica e essas religiões nunca me convenseram, acho q ninguem tem o direito de criticar as geligiões mais... quem liga se tem ou não direitos hj? de uma coisa eu sei, na net tem td, com certeza tem falando mal da religião catolica evangelica etc... essas religiões tem quase o msm obijetivo das TJs, elas seguem alguns conselhos da biblia, infelismente é so alguns e ate msm de maneira errada, eu fico triste por você deixar de acredita na religião certa, como você tbm me sinto no direito de falar das religiões q eu era, so acho q dps q vc deixou de ser não deveria se preoculpa em faser um blog falando sobre isso '-' ja tem tantos msm. Hoje sou feliz, mais tenho meus momentos depressivos pelos pecados que não conssigo conter, porq amo muito meu Deus Jeová e sei o quanto ele fica triste, mais continuo tentando.Acho q você ta perdendo seu tempo com isso. Muitas outras religiões que viram seu blog apoiam o que voc diz, mais tbm não perceberam que vc comentou sobre a parte da fornicação que ate nessas proprias religiões é errado tbm e mesmo assim te dão parabéns, so pelo simples fato de você esta criticando as TJs.Mais em fim, veremos quem esta certo no final, não sei como mais isso so me deixa mais forte pra continuar e tentar ajudar as outras pessoas!! bjinhos. ass:Jordânnya

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Toda TJ que entra aqui só faz falar que estou perdendo tempo, que estou errado que serei punido, mas nenhuma, até agora, conseguiu contra-argumentar as coisas que escrevi no artigo. Sua religião está errada não por que é Testemunha de Jeová, está errada por pregar algo errado apenas para sustentar suas preferências.

        Quando um TJ sai de outra religião, ela é instruída a agora defener a "verdade bíblica" por falar literalmente mal da anterior religião, mas quando um TJ deixa a Organização ele não pode falar nada, por quê?

        Vocês ficam chateados porque não têm argumentos para provar que estamos errados, vocês ficam siscando no chão em desespero tentanto provar que estão certos... mas a única coisa que pode convencer as pessoas de que algo é verdade, são ARGUMENTOS baseados em evidência. Eu já desafiei qualquer TJ a lançar aqui uma pesquisa na língua grega para mostrar que vocês estão certos, mas até agora ninguém apareceu.

        Eu não me importo se você quer ser TJ, que seja, se batize, seja pioneiro, abandone seus estudos, busque um emprego de meio período, se contente com um salário mínimo, enfim, a vida é sua. Acredito que o maior argumento de que você está perdendo seu tempo nessa religião será quando a vida mesmo lhe mostrar isso, além do fato deles manipularem informações para lhe convencer de uma pseudo verdade.

        Excluir
      2. "eu fico triste por você deixar de acredita na religião certa" você já está na 3ª religião e essa é a certa? talvez quando chegar na 10ª comece a não criticar quem pensa diferente né?

        Excluir
      3. RELIGIÃO CERTA? por que? quais os argumentos que você apresentaria aqui pra provar que as Testemunhas de Jeová é a religião certa?

        Excluir
      4. Ah, diga-se de passagem, eu não estou em nenhum outra religião, pois procurar verdade em religião é uma coisa antagônica.

        Excluir
      5. olha eduardo jr a biblia não menciona o nome da religião verdadeira de fato! ela faz melhor! lista todos os requisitos que uma religião precisa cumprir pra ser considerada por jeová a verdadeira e vc que como observo é muito estudioso vai estudar e analisar,e outra coisa n tente agredir aqueles que disseram coisas aq em contra defesa talvez usando de palavras erradas acusando o corpo governante e as testemunha que como vc acabou de afirmar são falsas por n pregarem o certo pare e pense : será que realmente pregamos de forma errada ? nós saimos com tanto amor no coração para falar com as pessoas subimos montes enfrentamos sol escaldante territorios perigosos, pessoas valentes ,somos agredidos as vezes até fisicamente e ainda assim n desistimos de pregar sabe porque?

        Excluir
      6. por que essa obra é um dos sinais do fim do sistema de acordo com mate 24:14,temos um ajudador de acordo atos 1:8 e mate 28:19,20 temos o grande exemplo de paulo e outros que foram presos por causa das boas novas ,sabemos que segundo neemias desculpe-me não lembro exatamente os versiculos que se n avisarmos o iniquo e ele de fato morrer teremos culpa de sangue, temos base biblica para ensinar e ainda assim do fundo do coração vc acha que o que falamos realmente é mentira?sou uma testemunha eduardo e nunca passei por nenhuma lavagem cerebral nunca fui cobrada e me apaixonei por minhas crenças por que vi algo de muito valor no ensino delas ja passei por varios outros lugares e cansei de viver presa em ensinos tais como os bons vão pro céu e os maus vão queimar eternamente,vamos ser arrebatados , o 666 vai ser escrito literalmente nas testas e ninguem conseguia satisfazer o meu desejo , totalmente diferente que senti quando me tornei testemunha de jeová eduardo com lágrimas digo pra vc que amo o que faço e que não prego mentiras pras pessoas como vc afirmou acima tenho plena convicção daquilo que aprendo e passo pros outros , olha eduardo logo breve vc verá coisas estarrecedoras acontecer e pelo que está acontecendo n irá demorar, é biblico como voce ja deve ter lido será a futura grande tribulação , a qual n

        Excluir
      7. vejo muitos religiosos comentar pq alguns amigos que conheço afirmam que ela vira depois do arrebatamento ou seja será só pros que vão ser destruidos mas a propria biblia deixa claro em apocal 7:9,11,12,13,17 que uma grande mutidão sobreviverá a ela ,será algo assombrante a prata e o ouro de nada valerão os homens ficarão desalentados de temor na expectativa das coisas que virão e só quem tiver fé em jeová e permanecer no seu vale protetor é que suportará então eu peço para que vc não nos julgue por uma falha de significado como se isso destruisse tudo aquilo de positivo que temos e somos jeová conheçe nossa formação e lembrase de que somos pó erramos eduardo mas lá no passado seus servos tambem, erraram vc se se lembra que os discipulos foram escolhidos a dedo por cristo e e em uma determinada ocasião levantou-se uma disputa acalorada entre eles para saberem quem era o maior? impressionante que mesmo sendo escolhidos por cristo vendo as manifestaçoes de seu poder eles ainda tropeçaram nesse sentido ah! e vc se lembra do que pedro fez? negou jesus tres vezes olha que grave ,mas o que aconteceu ? ele foi perdoado e mais tarde jesus confiou a ele a responsabilidade de apascentar suas ovelhas ,o que eu quero te dizer é que nos erramos, isso é óbvio agora um erro no signifiacado de uma palavra não nos especifica como falsas até poq isso tambem não muda o conceito da biblia sobre a imoralidade ha! e naquela época a lei da poligamia era permitida sim eduardo asim como tambem a lei do sabado, a lei do olho por olho,apedrejamento das prostitutas e outras e elas ainda estão em vigor hoje? não ! a biblia diz que que ao morrer por nós jesus apresentou o sacrificio maior e essas leis foram abolidas mas as leis com respeito ao sangue, e a moral não! elas não mudaram! quem pensa que pode praticar tais atos pq não é pecado se enganará! fique com jeová eduardo foi um prazer entrar em seu blog e espero que voce não tenha esse ponto de vista sobre nós e lembrese de mim quando a grande tribulação começar ,lembre-se do que lhe falei só sobreviverá aquele que permanecer no vale de proteção de jeová. O NOME DE JEOVÁ É UMA TORRE FORTE , O JUSTO CORRE PARA DENTRO DELE E RECEBE PROTEÇÃO!

        Excluir
    16. Meu caro, eu li o que escreveste e achei interessante, em partes, eu tenho meus princípios independentes de qualquer religião, até mesmo porque isso provém de uma religiosidade natural em mim, creio em Deus, como o único senhor, mas não desmereço a ciência, e respeito suas evoluções e contribuições para humanidade. Entendo sua postura, e compreendendo que vivemos em uma sociedade democrática, todos até então ao menos aparentemente têm o direito de manifestar sua opinião. Eu nasci TJ, mas só fiquei até os 5 anos nessa doutrina, minha mãe mudou e eu consequentemente também. Hoje também possuo uma visão mais livre das coisas, até mesmo porque " Como o mesmo peso que julgares sereis julgados", não estou aqui pra defender A ou B, pra apoiar ou desapoiar, sou contra o capitalismo, mas vivo nesse sistema. Sou Cristã, sou ocidental, consequentemente vivo em uma democracia capitalista, que também nos aprisiona. A liberdade é uma busca do ser humano deste sempre, é bom ser livre, mas não confundi isso com libertinagem. Eu não me refiro diretamente ao que você escrevestes, nem aos outros comentários aqui. Só gostaria que o respeito prevalecesse, independente de qualquer coisa, o importante é a prática do bem, vamos aderir essa corrente e ser FELIZ, ou ao menos tentar SER. " Como Cristã, creio que isso que Deus, ou D'us quer ao seu povo. Saudações a todos. Obs. Admiro também a doutrina judaica, dentre outras. Att. Sophia.

      ResponderExcluir
    17. Eu acho tão curioso tudo isso...gente que se considera "de bem" ao ver uma opinião diferente atira pedra, mete pau, quer agredir...enfim vamos à dura realidade: somos bárbaros! Tudo o que é diferente do que eu acredito ou quero tem que ser exterminado. Eu diria: "Isso é ser selvagem" mas lembrei que os animais só matam por fome ou defesa do seu território, o que seria injusto com os mesmos... Então lendo o blog e ficando chocado com as críticas eu penso: antes de assumirmos uma religião, de dizer que servimos honestamente a um Deus, deveríamos considerar nos esforçarmos para sermos HUMANOS, termos qualidades morais, sermos benevolentes, bons, ou seja, conceitos que toda pessoa, independente de sua cultura, credo e nação consegue entender. Não desprezo a religião de forma alguma, considero ela o mais elevado que a humanidade pode chegar e também o caminho de perfeição, mas antes, bem antes... vamos tentar ser humanos, e ter um comportamento compassivo, observador e disponível para com nossos semelhantes.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Argumentamos e criticamos formas de religião, não porque somos animais que queremos viver degladiando com outros, mas porque é da natureza do homo sapiens buscar o melhor, a verdade e seu desejo é compartilhar com outros da mesma espécie tal conhecimento.

        Se seu filho fosse xiíta e você o visse no ritual de Ashura, todo ensanguentado, se cortando para honrar a Alah você com certeza iria criticar e tentar convencer seu filho de que isso era tolice.

        O problema é que as Testemunhas de Jeová quando recebem crítica e não sabem responder à essas mesmas, ficam com essa conversa de povo pacífico, de povo de bem que não quer briga.

        Quem não deve, não teme e sabe muito bem argumentar em sua própria defesa, sem mudar de assunto.

        Excluir
    18. ESTOU SO TE ACOMPANHANDO VC É HILARIO RSRSRSR......12 ANOS NO TJ KKKKKKK AGORA ENTENDI TUDO REALMENTE NAO ESTOU EQUIVOCADO ACERCA DE TI O PÁ DA MESMO DÓ DE SÍ. O QUE MESMO D´US?! EDUARDO TAS DUENTE PÁ TU ÉS DE FACTO GROSSO COM OS LEITORES APLAUSOS!!!! VEMOS AI LEITORES O MAIS BAIXO FUNDAMENTALISTA PRODUTO DE UMA PSEUDA VERDADE E QUANDO SE USA FORTES ARGUMENTOS?! VOU PEGAR O LIVRO DE HERRY POTER Ó PA FRANCAMENTE FALA SERIO EDUARDO E MESMO UMA PIADA.NAO ESPERARIA MAIS NADA DE UM TJ REVOLTADO NAO PERCEBES MAIS SEGUES OA MESMOS METODOS VC É UMA RECICLAGEM DE UMA RECICLAGEM POIS ATE HOJE OS TJS FAZEM ISSO RECICLA ATELOGO ADEUS COLISENÇA.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Calúnias e mais calúnias, cadê os argumentos? Você não escreve um argumento se quer, apenas grita desesperadamente que sou um “jumento”, kkkkk... eu me divirto com comentários como estes.

        Primeiro de tudo, é difícil argumentar de forma escrita com semi-analfabetos como você, até agora estou querendo entender o que significa “DE TI O PÁ DA MESMO”, também “DA MESMO DÓ DE SI”, nesse caso não seria reflexivo “si”, que nem acento tem, é “si” e não “si”, seria dó de “ti”.

        Além disso, não existe “pseudA”... semi-analfabeto que quer ser culto é foda! Essa palavra vem do grego e é PSEUDO para ambos os gêneros. Te aconselho a não se aventurar a escrever em outros idiomas, pois nem o Português você consegue escrever, o certo é Harry Pottter, com duplo “t”.

        Cara, faz tempo que não dou gargalhas assim, kkk.. “ATELOGO”, se escreve, na verdade, “até logo”, uma forma de se despedir de alguém, mas que deseja rever a pessoa “logo”, “até logo”, o que contradiz o seu “ADEUS”, que foi uma contração linguística de “te encomendo à Deus”, ou seja, nunca mais vamos nos ver.

        E, por último, o mais ridículo de tudo, kkkk... é você escrever “COLISENÇA” kkkk... Eu sei que você deve ter matado muitas aulas, e sei até mesmo que você deve ser de Portugal ao escrever "facto", mas nunca é tarde para aprender nosso próprio idioma. O certo é “com licença”, ou seja, “com a sua permissão”!

        Trato vocês fanáticos religiosos como vocês tratam os demais. Para conseguir entender alguma coisa que eu escrevo você deve, pelo menos, saber Português. Ao invés de ver Big Brother Brasil ou mesmo pornografia na internet, vá aprender a falar Português direito, desejamos o fim do analfabetismo, pois analfabetismo com fundamentalismo religioso só dá essa coisa ridícula que se esconde por trás do “anonimato”!

        Excluir
      2. Desculpe-me...não consegui resistir... esse seu ultimo comentário foi hilário, Eduardinho!!! Literalmente, "rachei o bico"...kkkkk!!! Só te peço misericórdia por eventuais erros gramaticais que eu vier a apresentar nos meus futuros comentários!!! Mas se você também não quiser perdoar, tudo bem! "Perde-se o amigo, mas não se perde a piada! (Brincadeira. Se você encontrar algo engraçado pra tirar um barato da minha escrita pode tirar que eu rio junto com você! Isso é muito pouco pra me indispor com um cara tão legal como você Eduardinho!!)
        Abraços

        Excluir
    19. fico a pensar o quanto tu maquinaste para me dar esta resposta.O PÁ DA MESMO DO DE SI!!! nao apetece-me entrar em argumentos consigo visto que és de facto um parvo e depois entras pro lado apelativo o que baixa ainda mais o teu nivel vejam leitores este é de facto vosso mentor pois a sua cega razão leva-o a parvoíce e vindo de um ex tj não me espanta.E atenção estive a espreitar os assuntos e vi que vc Eduardo quer ser o detentor da verdade abolindo assim no que as pessoas acreditam no que se diz respeito ao cristianismo entretanto vc usa a mesma mecânica dos tj ou seja todos estão cegos e só nos estamos certos. isto tirou-me as pequenas duvidas de si acerca de vc ainda ser um tj revoltado.o pá isto e doença percebe!tas mal Eduardo esperava mais de uma pessoa que se diz inteligente.Não preciso mostrar argumentos para vc pois vc é um fundamentalista obtuso e não percebe isto. vc esta aonde eu quero esse é vc e o que tu escreve confesso é bem organizado entretanto são rudimentos rotos na verdade te considero um tj levando em consideração a tua paranóia e desequilíbrio assim fica mais pratico te definir . de resto vamos la ver ate logo adeus

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você me chama de "besta quadrada" e eu que baixei o nível? Veja se te chamei de algum termo ofensivo, exceto "semi-analfabeto", que é a pessoa que mal sabe ler e escrever... não te chamei de absolutamente nada, tirando a forma como você escreve.

        Mais uma vez você só escreve ofensas, argumentos NENHUM! Você diz que não argumenta porque sou uma "besta quadrada", mas a verdade é que você não argumenta porque NÃO SABE O QUE ARGUMENTAR, a verdade é que você não sabe o que dizer e isso deve te deixar furioso!

        Respeito fortemente meus leitores, tenho enorme carinho para com os mesmos, mas você invade meu espaço, não trás nada de informativo e ainda me chama de "jumento", "besta quadrada", "TJ encubada", e quer que te responda como? Isso é a lei física, AÇÃO e REAÇÃO.

        Por que você não procura ler outros sites? É muito simples, se não concorda, procure outros sites evangélicos por ai, você não é obrigado a ler meu blog, se você lê é porque alguma coisa você vê de interessante.

        Excluir
    20. Olá! Acredito em Deus e na Bíblia com sendo a palavra inspirada de Deus. Justamente por isso, sempre tentei entender o que realmente a palavra porneia significa. O que os escritores no Novo Testamento tinham em mente ao usar essa palavra, o que ela significava na época. Concordo com sua explicação de que se refere a relações sexuais ilícitas do ponto de vista de Deus e sendo assim, a lei dada a Israel contém detalhadamente as práticas que eram consideradas ilícitas e as devidas punições, e entre elas não se encontra o sexo antes do casamento entre namorados, muito menos uma punição mortal. Mas, lendo 1 Coríntios na Tradução do Novo Mundo, capítulo 7, especialmente versículos 1, 2, 9, 25 (esse refere apenas às mulheres), 26, 27, 28 (parece que se refere a homens e mulheres) e principalmente os versículos 36, 37, 38 (parece se referir também a homens), me parece que fica subentendido que a pessoa que não está casada deve manter sua virgindade, não deve estar sexualmente envolvido com alguém, não poderia ter uma vida sexual ativa, nem mesmo uma relação heterosexual com um namorado ou namorada (o que não é especificado na lei de Israel). Caso não conseguisse manter essa castidade, deveria se casar. Como tenho uma mente muito aberta, gostaria de entender esses versículos de um outro ângulo. O que você pensa sobre a passagem que mencionei?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, me desculpa a demora de quase um mês para te responder. Primeiramente, seja muito bem-vindo ao blog. Segundo, parabéns pela mentalidade nobre.

        Levando em conta os escritos do N.T. observamos algumas mudanças de atitude. Comentei no artigo o seguinte:

        "O NT exalta a virgindade, um contraste do AT que é quase indiferente, principalmente para a figura masculina. Existe, no entanto, uma explicação bem racional para os cristãos primitivos desenvolverem tal repulsa ao sexo. O universo Greco-Romano era extremamente depravado e, além disso, a promiscuidade estava relacionada à religião pagã. Uma vez que o Cristianismo veio para erradicar o paganismo, eles teriam que militar também contra a promiscuidade, assim a vida “santa” seria uma vida sem sexo."

        Assim, conceitos sobre a virgindade já aparecem de forma bem definida no N.T. Mas, no v. 36 de 1 Cor. 7, se fala que se um homem estiver "se comportando de forma inapropriada para coma sua virgindade," ele deve casar-se. A palavra grega usada para "comportar-se de forma inapropriada" é ἀσχημονέω que aparece apenas aqui e em 1 Cor. 13:5.

        Ora, comportar-se de forma inapropriada seria justamente carícias que poderiam levar ao sexo, sexo esse contra a castidade. A mudança teológica não está no contato íntimo, em toques pelo corpo; Paulo não diz que o homem que está se comportando de forma inapropriada, talvez com esse tipo de carícias, deveria ser punido, ele disse que ele deveria apenas se casar.

        Então, ao contrário do que as TJs dizem, porneía se refere a prostituição apenas, o N.T. exalta a virgindade e abstinência sexual, mas não prevê punição em casais que estão se comportando de forma inapropriada para com a virgindade, mas apenas os aconselha a se casarem.

        Excluir
    21. Eu acho uma coisa engraçada nesta história toda aqui. Um monte de gente, TJ entram aqui para repreender a liberdade de consciência o Moderador. Liberdade essa nas quais as próprias TJs se alicerçam para pregar, para não servir forças armadas,etc. Este princípio pétreo de imperativo de consciência é tão vital que me lembro que, durante a constituinte de 1987 e 1988, os membros da filial do Brasil chegaram a ser consultados sobre os rumos do artigo 5º da CF1988 com o intuito de que a liberdade religiosa e de consciência alcançasse sua plenitude na nova Carta Magna que lá nascia. Naquela época tinha 3 anos de batismo e estava extremamente ansioso em face das mudanças constitucionais e minha apresentação nas forças armadas. Ora, todo aquele capítulo lindo da história recente do país não beneficia só as TJs ou os religiosos! Beneficia qualquer um que quiser expressar livremente seus pensamentos, desde que não incitem à violência e à desobediência das leis desta Nação!! Portanto no lugar de entrarem para criticar o Moderador em sua sadia e CONSTITUCIONAL liberdade de expressar o que quiser em termos religiosos, agnósticos, gnósticos ou ateísticos, como ele bem entender por sua livre consciência, porque as TJs aqui não vão edificar seus irmãos e irmãs que podem estar agora mesmo enfrentando uma barra tremenda de dor e doença em família, como minha família por exemplo, que ficou 5 anos com meu pai entravado na cama, vítima de um AVC atrás do outro e que neste período, minha mãe sendo zelosa na religião, como é até hoje, eu sendo zeloso na religião na época - coisa do passado- e minhas irmãs também , sendo que uma dela era até pioneira regular, FICAMOS TODO ESTE TEMPO SEM PRATICAMENTE UMA VISITA DE UM ÚNICO ANCIÃO OU IRMÃO QUE TIVESSE A CORAGEM DE ENTRAR E VISITAR MEU PAI! Poucos, pouquissimos irmãos e irmãs se dignaram a tal coisa! acho que não conto nos dedos das duas mãos!!! Portanto, deixem vocês TJs de amolar o Moderador que é um cidadão livre num país livre e exerçam o verdadeiro cristianismo dentro de suas congregações, junto aos seus irmãos e irmãs que tanto anelam seu encorajamento, sua presença 'amorosa" e "solidária". Pronto, depois de quase 20 anos falei!!!.
      Felicidades Moderador!!!
      Voltaire Mouro

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Voltaire Mouro,

        Parabéns pelo seu testemunho, pela sua coragem. Ler sobre a tamanha falta de amor entre as Testemunhas de Jeová como você mencionou é um argumento mais do que suficiente e nem precisa ser um argumento para convencer outros de que aquilo ali não é a verdade, mas de nos convencer, convencer à nós mesmos.

        Coisas muito parecidas aconteceram comigo, como quando eu saia da congregação com minha sobrinha ainda bebe no braço, levando bolsa, pasta, publicações e minha mãe de meia-idade andando comigo, andávamos uma distância considerável, e os anciãos passavam por nós em seus carros, de luxo, diga-se de passagem, buzinavam, acenavam com a mão e passavam direto, fazendo-se de cegos.

        Bom, parabéns desejo-te tudo de bom.

        Excluir
    22. Eduardo G. Júnior,
      Desculpe-me por me referir a você como apenas "Moderador". Peço aqui perdão pela desconsideração Eduardo! É que quando descobri o seu blogue e fui vendo os absurdos que te escreviam fui ficando praticamente "cego" em relação a outros detalhes e acabei sendo descortês de não observar que você tinha, corajosamente e superior a mim que usei um pseudônimo de um pensador da LIBERDADE que tanto gosto e admiro se apresentado nominalmente. Desculpe-me, por favor!

      ResponderExcluir
    23. É caro Eduardo, a realidade é essa... Os corações são pétreos em muitas congregações. Também não serei irresponsável de dizer que a frieza que eu e você vivenciamos na carne por tanto tempo seja uma regra geral. Creio que existem pessoas e congregações sensíveis e com um sentimento majoritamente humanístico também. E a frieza humana não é um fenômeno que assola somente às TJs. Mas, ESPERÁVAMOS MAIS em vista de tudo que nos foi pregado e que também pregamos à época com nosso coração o mais sincero e puro possível em relação ao nosso sentimento para com a nossa religião até então, não é mesmo Eduardo? Sinto que você tenha vivenciado isso também... Eu tive carro por muito pouco tempo (tive um fusca-bala velho, um "tibúrcio" 1968 que depois vendi e mais tarde um prêminho 88 azul 2 portas que foi roubado em 2000. Desde então não tenho mais carro.).

      ResponderExcluir
    24. Neste período vi muito disso que vc diz acontecer com amigos queridos e humildes e com minha família. Quando eu tinha essas "carroças" que descrevi, sempre procurava ajudar o pessoal, principalmente os idosos e irmãs com criancinhas de colo. Eu às vezes fazia mais de uma viagem Eduardo. Não estou falando isso pra me promover, meu amigo! Qualquer pessoa da época que se lembrar vai confirmar isso. Só que tem um detalhe: eu fazia isso numa congregação praticamente central de são paulo (região sul, distrito da Saúde, não sei se você conhece) onde, como você disse, tinha um monte de gente com carrões de luxo, carrões mais novos do que o meu e mais espaçosos. Não vou te dizer que eu era o único que fazia isso, mas posso afirmar que era um dos POUCOS. Uma vez, um ancião que tinha carro bom, morava perto do salão e que tinha um monte de estudantes CRIANÇAS, bem pobrezinhos, que moravam longe, num lugar escuro, quase abaixo de um pontilhão, simplesmente deixou eles irem sozinhos numa quinta à noite, tendo que passar por umas regiões escuras, ermas (porque meu bairro é de gente idosa e você sabe- se bairro de gente jovem já fica no arrepio aqui em sampa com a violência à noite, imagina um bairro de idosos, né Eduardinho? [posso te chamar assim?]) Pois bem, eu também morava perto mais não tão perto quanto esse ancião e quando estava entregando uma outra irmã que levei, avistei com minha mãe esses menininhos indo sozinhos, quase 22h e próximos de passarem por um convento onde tinha muitas árvores e era muito, mas muito escuro no entorno. Ah! não tive dúvidas!! abordei os meninos (eram crianças de 6, 7, 10...acho que o irmãozinho tinha no máximo 11 anos) e coloquei todo mundo pra dentro do carro. Pedi pra minha mãe abordá-los do carona. Eles ficaram um pouco ressabiados mas percebi que ficaram felizes. Com a graça do Bom Deus Jeová eu pude entregar essas crianças, pelo menos aquela noite, em segurança no lar humilde delas e só fomos embora depois que eles fecharam a porta principal da casa. Mas, te pergunto: será que o Grande Instrutor delas se preocupou? Acho que dormiu muito bem, haja vista que era um pessoa que sempre estava preocupada em "relaxar", ir para sua casa de campo, sair, curtir com sua família, pois o trabalho como diretor em uma multinacional norte-americana "exigia demais, era muito estressante....". Era presidente de congregação!!!! Uauuu!!! Não que TJs não possam ter bons cargos em boas empresas Eduardo, mas "pera" aí!!! se vc já tá na reunião mesmo, mesmo morando perto, leva teu carro pra ajudar os outros, "cáspita"!!! Seja CRISTÃO, acima de qualquer denominação.... mas critérios de comodidade e impessoalidade falam mais alto...

      ResponderExcluir
    25. Bom, outra hora conversamos mais! Gostei de seu estilo livre e sincero! Sempre vou admirar Baluartes e Arautos da Liberdade como você, mesmo que não concorde em todos os aspectos de seu pensamento. Mas a riqueza da condição humana está nesta diversidade! Se eu pensar como você em tudo e você pensar como eu em tudo, onde é que vamos evoluir como GENTE nesta história??!!! Temos que aprender a lidar com a divergência, aprender a ver o lado saudável e construtivo dela. Ver que as ideias podem se digladiar, mas de forma respeitável, construtiva, saudável e que eu posso ter amizade, consideração e profundo respeito pelo meu debatedor! Ele é meu amigo! Ele está me ajudando a ver a coisa como um todo! Está me trazendo pontos de vista , argumentos, fatos, teses, teorias que até então eu desconhecia e eventualmente posso estar fazendo o mesmo em favor dele! Concorda Eduardinho?

      ResponderExcluir
    26. E para aqueles que já vão se adiantar em descer o reio na minha pessoa eu respondo antes de indagarem ou afirmarem: APRENDAM A CONVIVER COM A DIVERGÊNCIA!! TESTEMUNHA DE JEOVÁ TEM O DEVER DE APRENDER A RESPEITAR E CONVIVER SALUTARMENTE COM A DIVERGÊNCIA PORQUE ESTÁ NO CAMPO, NO MUNDO PREGANDO SUA MENSAGEM. TESTEMUNHA DE JEOVÁ TEM QUE SER O PRIMEIRO GRUPO NO MUNDO A APLAUDIR A LIBEDADE DE EXPRESSÃO E A PREZÁ-LA, POIS FOI DURANTE MUITOS E MUITOS ANOS VÍTIMAS DA FALTA DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO E RELIGIÃO EM DIVERSOS PONTOS DO MUNDO!! QUEM AINDA NÃO SABE LIDAR COM A DIVERGÊNCIA ESTÁ DANDO SINAL QUE NÃO ESTÁ INDO AO SERVIÇO DE CAMPO COMO DEVIA, OU SE ESTÁ, NÃO ESTÁ SENDO PRODUTIVO COMO A SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DESEJA QUE SEJA – NÃO ESTÁ CONSEGUINDO GERAR ATRATIVIDADE À SUA MENSAGEM, NÃO ESTÁ CONSEGUINDO FAZER REVISITAS E MUITO MENOS DIRIGIR ESTUDOS!!! PORQUE SÓ CONSEGUE REVISITAS OU DIRIGE ESTUDOS , COMO EU SEMPRE DIRIGI, MODÉSTIA PARTE, QUEM NÃO TEM MEDO DE ENFRENTAR A DIVERGÊNCIA DE IDÉIAS!! DAÍ VÃO DIZER, EDUARDINHO: “É... VOCÊ AÍ, VOLTAIRE MOURO, DIZ QUE DIRIGIU ESTUDOS, QUE FREQUENTOU 23 ANOS, MAS AGORA TÁ FORA! QUE VALOR TEM ISSO??” POIS É.... QUEM QUER SER PRODUTIVO E AJUDAR OS OUTROS SEMPRE CORRE ALGUM TIPO DE RISCO... TALVEZ EU CORRESSE OS MEUS SEM A DEVIDA ESTRUTURA DE FÉ DESEJÁVEL, MAS CORRI!!! EU TENTEI FAZER ALGUMA COISA E APRENDI COM ISSO!!! NÃO FIQUEI À ÉPOCA QUE EU ERA TJ OFENDENDO A LIBERDADE DE PENSAR DOS OUTROS NA INTERNET E NEM NO SERVIÇO DE CAMPO!!! PROCUREI DE CORAÇÃO FAZER MEU MELHOR PARA MEUS SEMELHANTES, TANTO FORA COMO DENTRO DA CONGREGAÇÃO, COM AÇÕES PEQUENAS, SIMPLES, MAS CRISTÃS, PROFUNDAMENTE CRISTÃS, E NINGUÉM EM SÃ CONSCIÊNCIA VAI CONSEGUIR ME CONVENCER DO CONTRÁRIO USANDO MERA RETÓRICA DE TRIBUNA!!!!.
      Grande Abraço Eduardinho e tudo de bom pra você!!
      Voltaire Mouro

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você também querido, abraço e seja muito bem vindo ao blog.

        Excluir
    27. Muito obrigado pela acolhida, Eduardinho!
      Aparecerei outras vezes com certeza!
      Sucesso sempre! e Viva a Liberdade de se expressar na forma CONSTITUCIONAL!!

      ResponderExcluir
    28. Olá! No dia 26 de janeiro deste ano, fiz a você uma pergunta a respeito de 1 Coríntios, capítulo 7. Sua resposta foi muito esclarecedora. Como havia dito, acredito em Deus e na Bíblia. Justamente por isso, tento entender o verdadeiro sentido das palavras em grego. Recentemente li Efésios na Tradução do Novo Mundo. No capítulo 4, versículo 19, fala-se de conduta desenfreada e impureza. No capítulo 5, versículos 3-5, a impureza é novamente mencionada. Pelo que sei, a Torre de Vigia considera como impureza até o menor dos toques íntimos e conduta desenfreada toques maiores, digamos assim. Mas, partindo daquele princípio de que Deus não exigiria nada além do que estabelecia na Lei Mosaica, que é muito detalhada, qual seria o significado de conduta desenfreada e impureza? Tem alguma informação sobre isso?

      ResponderExcluir
    29. Acredito que fazer um estudo imparcial com a única intenção de trazer sábios questionamentos, e posteriormente os devidos esclarecimentos é imensamente válido. Porém, ficar com ataques um com o outro como vejo nos comentários aqui no blog, onde os que são a favor dos TJs atacam os que não são, parece mais briga de comadre e quanto a isso não existe nada de proveitoso, só causa mal estar em quem verdadeiramente gosta de fazer um estudo sério das escrituras e está a parte de brigas religiosas e filosóficas. Eu não sou doutora em nada, não sou filosofa, cientista, teóloga, porém,tudo o que estudei até hoje não só sobre a Bíblia, bem como outras religiões, só me mostrou que uma má interpretação, uma má tradução, de uma ou mais palavras nos leva a mudar totalmente o conceito e o contexto de toda uma história, associe a isso o valor cultural,o moral, político, o preconceito de cada um que vai ler determinada escritura, pronto! Está ai todo o motivo das contendas, das disputas religiosas, do fundamentalismo, do legalismo, das guerras religiosas que vemos tanto no passado como em nossos dias.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo com você. Eu ainda estou tentando ser assim, entende? De ouvir essas calúnias e ficar calado... espero um dia conseguir.

        Excluir
    30. Creio que o cristianismo nunca foi e nem vai ser uma religião, já que, Jesus Cristo em vida, jamais deixou de ser judeu e jamais falou em uma nova religião, sim, sabemos que ele disse a Pedro que sobre ele edificaria a sua Igreja, mas, quem se aprofunda sabe que o termo igreja tem um sentido espiritual, ou seja,a igreja seriam
      as pessoas que iriam crer na Boa Nova. O apóstolo João viu no céu uma multidão de salvos que não professavam ter tido alguma religião, mas cantavam por que suas "Vestiduras haviam sido branqueadas pelo sangue de Cristo". Ainda em vida Jesus, disse que o Reino Dele não era desse mundo, o que Ele dizia não era sobre esse mundo, sendo assim, a religião que alguém decidi seguir ou não, tem mais haver com sua cultura, sua moral, suas crenças e isso muda de pessoa para a pessoa. Acredito que o sentido de "ser cristão" não implica em professar uma religião e sim um modo de vida, uma maneira diferente de enxergar a vida, já que Jesus como judeu fazia tudo aquilo que sua religião pregava, porém, mesmo assim se diferenciava dos demais em todas as situações, como quando frequentava festas de casamento, o modo como falava com as pessoas e agia etc.,isso nos mostra que não era a religião que Jesus professava que o diferenciava e sim sua maneira de ser e agir, ele não era moralista e nem fundamentalista, ele era daquela maneira e pronto. Os fariseus e saduceus eram moralistas e fundamentalistas e Jesus os combatia em sua hipocrisia e suposta moralidade. Tal como nos dias de Cristo, nos dias de hoje vemos que existe uma religiosidade, existem muitos fariseus e saduceus, em todas as profissões de fé e até no ateísmo.
      Ainda com esse raciocínio volto a repetir que cristianismo não é uma religião e sim uma maneira de ser, pensar e agir, você pode de repente ser judeu e ser cristão, ser muçulmano e ser cristão,ser ateu e ser cristão, eu acredito nisso piamente, se sua crença religiosa vai entrar em conflito com sua maneira cristã de ver e viver a vida, quem tem que enxergar isso é a própria pessoa e não uma instituição ou um grupo de pessoas...
      Sendo assim vamos de uma vez por todas entender que Catolicismo, Protestantismo, Testemunhas de Jeová entre outras, são instituições, organizações religiosas, ainda que elas professem suas crenças em Cristo isso não significa que sejam seus representantes fiéis, pois, Cristo não necessita de representantes, sim, ele fez discípulos, seguidores, mas, quando o Mestre morre ele pode ser responsabilizado por aquilo que seus seguidores irão fazer? Uma mãe, um pai é responsável pela conduta dos seus filhos? Ou sua responsabilidade é a de orientar o caminho que este filho deve seguir, porém, quem decidi se vai seguir é o filho? Quando Cristo foi capturado e Pedro descontrolado decepou a orelha de um dos soldados, o que Cristo fez? Ele agradeceu e apoiou a atitude de Pedro? Não. Ele chamou a atenção de Pedro e ainda curou a ferida do soldado. Então, apesar de muitos creem na ressurreição de Cristo, Ele previa que muitas guerras e disputas seriam feitas pelo nome Dele, mas, em nenhum momento disse que elas eram boas, pois, conhece o coração humano e sabe que é do coração do homem que provém toda a maldade. Jesus está acima das religiões criadas pelo homem ainda que tais religiões professem ser suas representantes e seus seguidores!

      ResponderExcluir
    31. Olá Eduardo,
      Tenho uma dúvida: Em Marcos 10:6-9: "Mas desde o principio Deus fez o homem e mulher para se unirem permanentemente no casamento; portanto o homem deve deixar o pai e a mãe, e ele e a esposa estarão unidos de tal maneira que não são mais dois, porém uma só pessoa. E nenhum homem pode separar o que Deus uniu" Em Mateus 19:5-6: " Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se á sua mulher;e serão os dois uma só carne. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.
      Como estudioso da Bíblia o senhor acha que esses termos "deixará mãe e pai e serão uma só carne..." o "uma só carne ou uma só pessoa" tem haver com relação sexual, ou seja quando há uma relação sexual os dois são uma só carne? Ou tem haver com o que supostamente para Deus é considerado um casamento válido, um casamento só seria válido se deixarem a casa dos pais e serem unidos de tal maneira que ambos concordem em tudo? Então quem mora em casas separadas ou continua a morar com os pais, porém, são casados oficialmente, pelo contexto de Marcos e Mateus, não são considerados casados?
      Ser uma só carne significa que o casal tem que ser virgem ou ainda que não podem ter relação sexual antes de se casarem, pois, se assim o fizerem serão casados espiritualmente? Então se uma pessoa tiver relações com 5 namorados/as diferentes,um relacionamento por vez, essa pessoa então pode ter sido considerada casada com essas 5 pessoas por causa que teve relações sexuais com elas?
      Aguardo resposta.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. "uma só carne ou uma só pessoa" tem haver com relação sexual, ou seja quando há uma relação sexual os dois são uma só carne?

        R.: Não. Tornar-se uma só carne é uma expressão judaica que denota a união oficial do casal diante de Deus. Note que nossos conceitos hoje sobre casamento são bem diferentes dos casamentos na antiguidade. Quando Yahweh proferiu essas palavras em Gênesis, não existiam cartórios, mas Deus uniu Adão e Eva oficialmente e essa união deveria ser duradoura, tanto quanto nosso corpo não se divide durante a vida. Então, o sentido da expressão jaz na ideia permanente de UNIÃO e não de habitação ou virgindade.

        Ou tem haver com o que supostamente para Deus é considerado um casamento válido, um casamento só seria válido se deixarem a casa dos pais e serem unidos de tal maneira que ambos concordem em tudo?

        R.: Também nada tem a ver com habitação, embora a palavra “casar” em português esteja relacionada com “casa” no sentido de habitação, ou seja, quando ambos moram juntos, no sentido lexical.

        Então quem mora em casas separadas ou continua a morar com os pais, porém, são casados oficialmente, pelo contexto de Marcos e Mateus, não são considerados casados?

        R.: Não, de forma alguma. Como disse acima, nada tem a ver com moradia, a ideia da expressão é da UNIÃO do casal. Mas isso depende do contexto. Se você quer dizer no sentido usado na antigamente, então sim, como direi mais abaixo.

        Ser uma só carne significa que o casal tem que ser virgem ou ainda que não podem ter relação sexual antes de se casarem, pois, se assim o fizerem serão casados espiritualmente?

        R.: Sim e não, casamento e uma só carne podem ou não tem a ver com virgindade. Não obstante, na antiguidade, também se pensava em “uma só carne” como casar virgem, no caso da mulher, porque durante a relação sexual o homem por penetrar a esposa, fazia-se uma só carne com ela, é como se os corpos se fundissem. Nesse sentido, portanto, podemos sim relacionar à virgindade.

        Então se uma pessoa tiver relações com 5 namorados/as diferentes,um relacionamento por vez, essa pessoa então pode ter sido considerada casada com essas 5 pessoas por causa que teve relações sexuais com elas?

        R.: É difícil relacionar textos antigos de uma cultura antiga com a forma de vida hoje. Na antiguidade, a forma de casamento era simplesmente você pegar a mulher na casa dos pais dela e leva-la para sua, você podia ter tido relações sexuais com mil mulheres, mas como é ela que mora com você, então ela é sua esposa.

        Excluir
      2. Valeu por responder Eduardo, suas respostas deram uma visão do que era considerado um casamento no contexto do Antigo Testamento, porém, ainda permanece a dúvida em relação a questão sexual ser ou não ser sinônimo de "unir-se em uma só carne", já que a instituição religiosa da cristandade entende que união sexual é unir-se em uma só carne. E se você faz isso com quem não é casado(a) estaria - no entendimento deles - praticando fornicação, ou seja, tendo relações sexuais ilícitas ou praticando adultério já que depois, a pessoa virá a ter relações sexuais com outra(s) pessoa(s). Porém, eu observei que em Levítico 18-6 ao 24, dentro das relações sexuais ilícitas não consta a questão da virgindade ou do fazer sexo com quem não fosse casado(a). Ai a dúvida é: Não se fala sobre isso porque parte-se do pressuposto de que todos só faziam sexo com quem fossem casados ou é porque não havia essa diferenciação? Pois, se naquele tempo para uma mulher ser considerada esposa precisava morar com o marido, então o "pecado do adultério" no caso seria o de fazer sexo com outra mulher que já estivesse morando com outro homem e não com uma mulher solteira que ainda mora com os pais (ou ao se fazer sexo com tal mulher solteira, necessariamente já estariam casados, independente de se morarem juntos)?
        Eu realmente ainda não entendo todo o conceito criado em relação ao sexo ser "uma só carne" e a concepção de fornicação, porneia etc. Mesmo que seja um conceito criado por religiosos que usam versículos fora do contexto para se justificarem, para que criar um dogma, conceito, que praticamente ninguém consegue cumprir (caso não seja um conceito bíblico)?
        Já que bem sabemos que a cristandade faz sexo com quem é casado e quem não é, e que muitos padres são pegos em atos sexuais muitas vezes até com crianças (sei que isso trata-se de pedofilia, porém, longe de justificar o que está por trás disso,mas,tal não é um impulso sexual?)que podiam ser evitados se houvesse uma abordagem do sexo menos pecaminosa e mais aberta? Afinal quem quer ir para o inferno só porque transou com alguém que não era sua esposa/marido? Quem quer ser casado(a) só porque transou com alguém e assim nesse entendimento tornou-se uma só carne?
        Sei que para muitos isso é absurdo mas, para tantos outros não e não acho que só é uma questão de religiosidade e fanatismo, é questão de interpretação bíblica, porque interpretam "unir-se em uma só carne" como relação sexual e fornicação como relações sexuais ilícitas e imorais, o que se pode concluir de toda essa interpretação?

        Excluir
    32. Olá! No dia 27 de abril fiz a você uma pergunta a respeito de Efésios capítulos 4 e 5 na Tradução do Novo Mundo. Já tem alguma informação sobre isso?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bom a palavra traduzida por “conduta desenfreada” é ασελγεια (asélgeia) e a mesma aparece 9 vezes no Novo Testamento: Mar 7:22; Rom 13:13; 2Co 12:21; Gal 5:19; Ef 4:19; 1Pe 4:3; 2Pe 2:7; 2Pe 2:18; Jud 1:4.

        É uma palavra composta do negativo “a”, como de a-teu “não-deus”. A palavra “selges” é muito primitiva sendo difícil recuperar seu sentido, mas é quase certo que signifique “abstinência”. Então, “não-abstinência”, ou seja, uma pessoa que não se controla, não consegue ficar sem alguma coisa e essa coisa sempre é negativa, bebedeira, prostituição, etc. A tradução “conduta desenfreada” é bem apropriada, apenas as subsignificações que as TJs dão é que não o são, como dizer que a conduta desenfreada inclui tocar nos órgão da pessoa com quem você namora, etc, isso é puro invenção lexical.

        Nos escritos platônicos, por exemplo, sempre está relacionado com comportamento muito maléfico e a pessoa é tão ruim que não consegue “ficar sem” aquilo, aquele ato pífio.

        Excluir
    33. Quem deixa os filhos morrer por não permitir transfusão de sangue em caso de acidente etc... merece algo muito pior que qualquer Inferno o normal é ouvirmos dizer que Mãe TJ suicidou-se após o filho morrer por ela não ter permitido essa transfusão em nome da religião.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Triste, mas é verdade. Raiva eu não sinto do populacho TJ, mas sim da cúpula que manipula tudo, brincando com a vida alheia.

        Excluir
    34. GENTE, se não gosta, pra quê entrou, se vcs são instruídos a afastar-se dessas coisas e querem obedecer aos comandos, então deixa o cara e em paz! Eu sou da CCB, sou instruído a não ler este tipo de material, no entanto, eu quero mais informações, pode até ter algo que eu discorde, mas nem por isso eu vou atirar pedras né?! Parabéns, ótimo texto!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Meus parabéns! Essa sim é uma mentalidade sadia e honesta da qual todos os demais religiosos deveriam ter. Obg pela defesa e pela visita, seja sempre muito bem vindo(a)

        Excluir
    35. Parabéns pelo blog, é infelismente parece que os TJ são muito manipuladores isso não tenho dúvidas trabalho ao lado de uma TJ que se acha a dona da razão que se sente a melhor pessoa da face da terra, mas tem dias que chega chorando e reclamando da vida agora o que está de errado na vida dela pressão dos pais e anciões ? queria que você me ajuda-se a entender essa situação da minha colega de trabalho de querer alcançar mundos e fundos sendo pelo menos que eu vejo por aqui dizendo ser até superior a qualquer pessoa mundana ou de outra religião e tem dias que chegar chorando que não consegue se casar que sta ficando para titia é complicado sou cristão mais gosto muito dessa pessoa diferente dela que me odeia por ser de religião, obrigado Eduardo agradaço sua atenção!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá (nome????) muito obg pela visita e pela participação. Sei exatamente o que é isso e creio que posso ajudar. Se possível, entre em contato através do formulário acima que fica melhor para dialogarmos sobre esse problema.

        Fico na espera, abraço!

        Excluir
    36. Olá Eduardo, eu que postei esse problema com minha companheira de trabalho, não estou encontrando o formulario pode me pasar os passos ou o link do mesmo agradeço até mais !!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, segue o link: http://porquenaocreio.blogspot.com.br/p/contato.html

        Excluir
    37. Afinal de contas, biblicamente falando, sexo antes do casamento é ou não pecado? O que afinal de contas pela bíblia significa fornicação e porneia, ser uma só carne?
      No meu entendimento seria sexo com as prostitutas que ficavam nos templos, mas, eu não quero me basear em opiniões pessoais e sim na bíblia, então, para entender de vez, oque significa tudo isso?
      Alguém realmente neutro e entendido de hebraico e grego,pode responder?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cara, não sei se você é a mesma pessoa que me perguntou já aqui várias vezes sobre isso, embora eu tenha respondido. A questão é que muitos perguntam isso porque querem ouvir uma resposta positiva para, dessa forma, praticarem o sexo antes do casamento sem ficar com a consciência pesada. Pensamento tolo e turvo...

        O primeiro ponto que você deveria ter entendido é o objetivo desse blog. Olhe lá em cima o título. Você quer saber teologicamente se transar antes do casamento é pecado e essa resposta você não vai conseguir aqui, porque esse é um blog que critica a Bíblia e a religião.

        Segundo, esqueça isso de "o que a Bíblia ensina". A Bíblia é uma coleção de 66 livros que dizem coisas diferentes e divergentes sobre o mesmo assunto. Nos originais grego e hebraico a palavra significa apenas "prostituição". APESAR DISSO, outras passagens bíblicas proíbem veementemente o sexo pré-marital.

        O objetivo desse artigo foi mostrar o erro de tradução nas Bíblia modernas e a evolução do conceito doentio de que fazer sexo antes do casamento é errado. Não creio no poder normativo da Bíblia, então meu artigo não foi ensinar o que é biblicamente ou não alguma coisa.

        Excluir
    38. Na minha opinião esse seu texto é ótimo, Eduardo Galvão.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigado Raiom... seja sempre muito bem vindo ao blog.

        Excluir
    39. eu nem sei o que pensar o fato é que desde que meu conjugue esta frequentando a testemunha de jeova que esqueceu que tem mulher estou na seca ja tem quase um m~es e quando tem alguma coisa é depois de muita insistência e isto é muito chato.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É uma pena Mila... tente mudar a situação, se não conseguir, mude de marido, pois não vale a pena abrir mão da nossa felicidade e bem-estar por uma pessoa que não abre mão de coisas simples por nós.

        Excluir
    40. Fiquei pasmo com essa sua afirmação: “não há qualquer lei direta de Yahweh no AT ordenando o homem e a mulher a casar virgens”. Como não?:

      "Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e se deitar com ela, e forem apanhados, então o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinqüenta siclos de prata; e porquanto a humilhou, lhe será por mulher; não a poderá despedir em todos os seus dias" (Deuteronômio 22:28-29).

      O interessante é que o vs. 21 designa como "prostituição" a relação sexual pré-marital por parte da mulher... Gostaria que você, como entendido do hebraico, fizesse uma análise disso: o termo empregado no original é o mesmo comumente usado para designar as relações sexuais compradas?

      Depois você diz: “Assim, as coisas ‘ilícitas’, ou contrárias as [sic] leis de Yahweh, seriam justamente esses pecados que acabamos de alistar. Isso inclui pecados contrários as [sic] leis da natureza de Deus, como bestialidade, necrofilia e pedofilia”.

      Como assim? Onde, na lista do AT, encontra-se proibição à necrofilia?

      Também fiquei estarrecido em você fazer citações que vão na contramão da sua ideia central:

      "A respeito do significado de porneía, B. F. Westcott diz no seu livro Saint Paul’s Epistle to the Ephesians (A Epístola de São Paulo aos Efésios; 1906, p. 76): 'Este é o termo geral para TODAS as relações sexuais ilícitas, (I) adultério: Os. ii. 2, 4 (LXX); Mat. v. 32; xix. 9; (2) casamento ilícito, I Cor. v. I; (3) FORNICAÇÃO, o sentido comum, como aqui [Ef 5:3].' O Léxico do Novo Testamento Grego/Português, de F. Wilbur Gingrich (revisado por Frederick W. Danker; tradução de Júlio P. T. Zabatiero; 1986, p. 172) define porneía como 'incastidade, prostituição, FORNICAÇÃO, de VÁRIOS TIPOS de relação sexual ilícita'."

      Essa transcrição remete a eruditos que entendem que "porneía" engloba a fornicação – respaldando as traduções que usam essa última palavra.

      E outra: o simples fato de Jesus ter usado Gênesis 2:24 para responder aos fariseus sobre o divórcio mostra que o padrão moral da Bíblia repugna o sexo entre solteiros! Nem era necessária uma condenação expressa...

      Senão, vejamos: se Cristo, ao ser interpelado sobre a licitude do divórcio, citou aquela passagem (“deixará o homem seu pai e sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne”) para ensinar que não era correto que os cônjuges se separassem, com MUITO MAIS razão (por consectário lógico) seria errado que o homem se apegasse a uma mulher (tornando-se “uma só carne”, que é eufemismo para a penetração vaginal) sem deixar seu pai e sua mãe. Se a pergunta fosse feita ao Rabi, a resposta seria a mesma: “Porque perguntam se é lícito que um homem livre se deite com uma mulher que não desposou? Não tendes lido que no princípio foi assim e assado, e foi dito aquilo lá?”

      O trecho de Gn 2:24 é um princípio geral de comportamento, que resume o ensino bíblico sobre a sexualidade. Diante disso, calam-se os argumentos do teólogos “inclusivos”, que alegam que Cristo nunca condenou a homossexualidade. Condenou, sim!

      ResponderExcluir

    Antes de comentar, queira ler os artigos Critérios para se Aprovar Comentários e Respostas à Alguns Comentários. Obrigado pela visita e pela participação!

     
    Copyright (c) 2013 Por Que Não Creio.
    Política de Privacidade: Texas Phone Lookup